Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

28/12/2016 - Jundiaí - SP

Pacote Tecnológico amplia transparência da Prefeitura




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) reservou para a última semana de 2016 o lançamento de uma série de ferramentas on line, novidade anunciada na manhã desta segunda-feira (26) pelo diretor-presidente da instituição, Gilberto Novaes. Ao todo, são cinco novos sites, todos já em operação, e que surgem com o desafio de revolucionar a comunicação entre o cidadão e o Poder Público, dotando o usuário de toda e qualquer informação existente no banco de conteúdo da Prefeitura de Jundiaí, de uma maneira ainda mais transparente, objetiva e instintiva.

“É a democratização da informação, através da disponibilização de muito conteúdo de utilidade pública para a vida das pessoas. É mais uma oportunidade de acompanhar a prestação de serviço de forma efetiva e contínua”, disse o prefeito Pedro Bigardi enquanto conhecia o funcionamento dos sites nesta tarde.

“O que estamos fazendo é instituir o conceito internacional conhecido como ‘Open Government’, que é justamente um esforço para proporcionar a máxima transparência das informações – que são públicas – e possibilitar a qualquer pessoa que as utilize da maneira como desejar, estamos empoderando a população”, definiu Novaes.

O site Dados Abertos funciona como um grande guarda-chuva, que abarca todos os demais portais. Cabe a ele munir de informações todos os sites do governo municipal. O “Dados Abertos” é, assim, uma grande biblioteca digital de conteúdo, que envolve todo o universo da Prefeitura.

Seu acesso é voltado a desenvolvedores de sites e aplicativos mobile, estudantes da área e demais curiosos. O objetivo é compartilhar dados puros e atuais para fundamentar qualquer site ou aplicativo que venha a ser desenvolvido por qualquer pessoa na cidade. “Vamos imaginar que eu queira desenvolver um aplicativo com características de cada bairro de Jundiaí, como população, perfil do comércio local, escolas, postos de saúde, enfim, o que eu quiser. Todas essas informações estão nesse site. As possibilidades são infinitas”, disse Novaes.

Foi exatamente o que a Cijun fez. Partindo do “Dados Abertos”, a Companhia de Informática desenvolveu o Pontos de Interesse (POI), um ambiente que mostra, dentre outras coisas, a relação de pontos com rede wi fi gratuitas existentes em Jundiaí ou uma radiografia atual de cada bairro da cidade, com dados completos que compõem o atual Plano Diretor do município ou ainda rotas instantâneas para os locais consultados. No POI também é possível ver num mapa todas as opções de turismo da cidade. E isso é apenas um aperitivo.

Já o “Em Jundiaí” oferece um painel de informações referentes às atividades empresariais e econômicas registradas na Prefeitura de Jundiaí. Então, é possível saber, por exemplo, quantas lavanderias funcionam no bairro Anhangabaú ou ainda quantos salões de beleza atendem na região central. O objetivo do “Em Jundiaí” é oferecer a empreendedores as melhores tendências e localizações para novos investimentos. Lançado em fase experimental no fim de setembro, o site já soma mais de 3 mil consultas por dia e, agora, entra em sua fase definitiva.

A tecnologia chega também para otimizar o agendamento de consultas médicas na rede pública. A Central de Agendamento de Consultas pelo telefone 4531-8670 já havia facilitado o processo. Mas havia ainda um impeditivo: o horário, para agendamentos pelo telefone, é das 7h às 17h. Agora, pelo CAC on line, o usuário poderá, a partir de quarta-feira (28), agendar uma consulta com um Clínico Geral, Ginecologista ou Pediatra de segunda a segunda, 24 horas. Basta um breve cadastro que fará o cruzamento com os dados do usuário junto às informações dele na Unidade Básica de Saúde onde é cadastrado. No portal, há um calendário que mostra os dias e horários disponíveis para o atendimento. O sistema também gerará uma senha após a confirmação do agendamento da consulta.

Por fim, o novo portal da Transparência, também fundamentado na base do “Dados Abertos”, chega mais rápido e com maior flexibilidade no manuseio das informações disponíveis. “Ele tem tudo o que o outro site tinha, com a adição de novas ferramentas, que atendem um pedido do Ministério Público”, revela o coordenador de desenvolvimento de sistemas da Cijun, César Tofanini.

“O resultado das consultas poderá ser baixado em extensões CSV, XLS, TXT e PDF. O usuário também poderá imprimir sua análise ou ainda gerar um link desse trabalho e compartilhar nas mídias sociais”, garantiu.

Agora, recomenda a Cijun, é hora de conhecer as novas ferramentas, testá-las, se familiarizar com as interfaces, fazer uso da navegabilidade e garimpar as informações públicas de interesse.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.