Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/10/2014 - Jundiaí - SP

Parceria entre Saúde e FMJ proporciona vivência para alunos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e a Faculdade de Medicina (FMJ) estão com uma parceria na área de saúde mental que enriquece o currículo dos alunos. Desde agosto, os alunos do 5º ano de medicina se revezam em grupos de sete, num estágio prático no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Adulto), ligado à Secretaria de Saúde.

O estágio é de cinco semanas. Os estudantes participam das consultas com pacientes em crise, das avaliações e discutem o diagnóstico. Tudo com supervisão dos profissionais do Caps.

“A ideia é ajudar a formar médicos com entendimento de saúde mental, área que está passando por um processo de reforma. Hoje em dia, há um distanciamento do que é ensinado na faculdade e a realidade nos consultórios”, destaca o psiquiatra Lucas Gabriel Maltoni Romano, do Caps Adulto.

Na avaliação de Lucas, além de aprender, os alunos também contribuem para o trabalho do Caps. “Eles chegam aqui com uma visão diferente e acabam somando ao nosso trabalho. A disposição dos estudantes revigora o atendimento. É uma troca e todos ganham: paciente, equipe, faculdade e alunos.”

O estágio faz parte da disciplina de Saúde Mental, do Departamento de Clínica Médica, coordenada pela professora Paula Villela Nunes, incentivadora da parceria.

Internações
Segundo o psiquiatra, os alunos também aprendem como é feito o trabalho de intervenção em pacientes em crise, sem a necessidade de internação. “Um dos nossos objetivos é reduzir o número de internações. É trabalhar com o paciente, de forma que ele possa voltar para o convívio familiar.” E a parceria já está rendendo frutos. “Fizemos oferta de estágio voluntário na psiquiatria para os alunos do 6º ano e tivemos três interessados”, destaca Lucas.

Para os alunos, a experiência tem sido positiva, independentemente da especialidade escolhida. “A gente aprende a fazer a condução de um paciente psiquiátrico. Na teoria não conseguimos ter essa base, essa vivência que temos aqui”, compara Bruno costa, de 25 anos, um dos alunos do grupo que participou do estágio no mês de setembro.

Os estudantes também destacam o aprendizado sobre o sistema de saúde nessa área. “A gente aprende sobre o funcionamento e a estrutura do sistema de saúde mental, qual a função do ambulatório, do Caps e de outras unidades”, complementa Graziela Menezes, de 35 anos. Além de Bruno e Graziela, o grupo de alunos contou com a participação de César Rocha, de 23 anos, Camila Bertin, de 24, Thiago Watanabe, de 25, e Vinícius Leme, de 23 anos.

O Caps Adulto, ligado à Secretaria de Saúde, funciona 24 horas e atende pacientes com os mais diversos transtornos mentais. Atualmente, são cerca de 500 pacientes ativos, que recebem atendimento multidisciplinar, com psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeiros, além das atividades físicas com um profissional da Secretaria de Esportes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.