Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/7/2015 - Jundiaí - SP

Praça dos Andradas recebe oficina colaborativa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

projeto Urbanismo Caminhável se desloca da Praça Governador Pedro de Toledo e promove na segunda-feira (13), a partir das 14h30, uma oficina de cartografia colaborativa e criativa da memória na Praça dos Andradas, entre as ruas Senador Fonseca, Boaventura Mendes Pereira e Anchieta. O local vai passar por um projeto de revitalização e o exercício de memória pode orientar esse desenho.

Com participação aberta a todos os interessados, a oficina vai ser coordenada pelos convidados Gustavo Seraphim e Bernardo Gutiérrez, do projeto Wiki Praça.

A praça dos Andradas, que também integra o antigo largo de mesmo nome, abriga pontos históricos como da antiga Escola Professor Luiz Rosa, que sediou grupos teatrais inesquecíveis, e o prédio de 1941 situado no meio da praça e que já abrigou um posto de puericultura no século 20 e está sendo reformado para receber um posto policial. O entorno da praça também é marcado por cafés, lojas, espaços culturais e até um restaurante vegetariano.

De acordo com os registros, a praça também é parte do desenho mais antigo da cidade no século 17, quando aquele trecho da rua Boaventura Mendes Pereira e outro da rua Siqueira de Moraes eram chamados de “rua das Casinhas”.

As intervenções na praça podem passar tanto por novos equipamentos e jardins como por ações coletivas, como a criação de hortas comunitárias. A oficina vai ouvir sugestões e memórias de moradores e frequentadores, que podem também levar imagens anteriores do local.

Semana de mobilização

As atividades do projeto também crescem em intensidade ao longo da semana. Na quarta-feira (15), de volta ao contêiner-oficina no Largo da Matriz, ocorre a partir das 14 horas uma atividade voltada para o público com mais de 60 anos de idade organizada em parceria com a Cidade Vicentina.

Na sexta-feira (17), a partir das 15 horas, também no Largo da Matriz, será realizada uma oficina do projeto Cartografitti, que promove o levantamento de narrativas da comunidade para depois criar imagens sobre elas em paredes ou muros previamente agendados. Antes, às 10 horas, deve ser apresentado o primeiro parklet da cidade.

E no sábado (18), a partir das 10h, ocorre uma nova oficina de Marcenaria Urbana com dicas sobre intervenções concretas que podem ser regulamentadas para melhorar espaços públicos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.