Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/9/2014 - Jundiaí - SP

Prefeito entrega a nova unidade de saúde do Eloy Chaves




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A reestruturação da rede municipal de saúde realizada pelo prefeito Pedro Bigardi desde o ano passado teve uma ação de grande impacto nesta quinta-feira (11). Foi entregue à população do Parque Eloy Chaves a ‘nova’ Unidade Básica de Saúde (UBS). O prédio, na avenida Carlos Veiga, foi totalmente reformado e ampliado, passando de 218 metros para 473 metros quadrados de área construída. O investimento da Prefeitura de Jundiaí foi de quase R$ 1 milhão.

“Nunca houve tanto investimento na área da saúde na cidade e queremos avançar cada vez mais, inclusive nas condições para os profissionais atenderem cada vez melhor a população”, afirmou Pedro Bigardi.

Ao lado do secretário de Saúde, Gerson Vilhena, e da equipe médica e de enfermagem da unidade, o prefeito Pedro Bigardi destacou na solenidade o trabalho feito na área, principalmente do empenho e dedicação dos funcionários.

“Esse trabalho passa pela parte física, com a reforma e ampliação de diversas unidades, e também de investimento no pessoal”, disse, ressaltando a entrega das UBSs Jardim São Camilo e Caxambu, e das obras na Vila Rami, Jardim Tarumã e Esplanada.

O prefeito lembrou outras ações, como o Pronto-Atendimento (PA) Central 24 horas, inaugurado em março do ano passado, nos primeiros 90 dias de governo. O espaço atende hoje cerca de 500 pessoas por dia. A obra do mini-hospital (UPA) no Jardim Novo Horizonte está bem adiantada e os projetos dos outros três mini-hospitais já estão prontos e serão encaminhados para licitação.

Estrutura
O secretário Gerson Vilhena lembrou que o bairro do Eloy Chaves cresceu muito e precisava de uma unidade de saúde maior e melhor estruturada. “Essas ações na saúde estão ocorrendo porque o prefeito Pedro Bigardi assumiu esse compromisso. Estamos com quase tudo pronto para inaugurar em breve a UBS Morada das Vinhas e a academia de saúde do Jardim Santa Gertrudes”, adiantou.

A gerente da unidade, Daniele Lara, destacou que a ampliação proporcionou uma melhor organização do espaço. “Temos agora também uma sala para as reuniões dos grupos, que será usada pela comunidade. Antes a gente emprestava os espaços das associações, da igreja. Vamos estrear o espaço com o grupo da Melhor Idade, em programação da Semana do Idoso”, ressaltou.

Participaram da cerimônia ainda os secretários Alan Piccolo (Obras) e José Carlos Pires (Casa Civil), o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, os vereadores José Dias, representando o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, José Adair e Valdeci Vilar.

Reforma
Com a ampliação, a unidade Eloy Chaves ganhou novas salas e agora conta com quatro consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, consultório de enfermagem, setor de esterilização, expurgo e estoque, dois almoxarifados (odontológico e enfermagem), salas de reunião, de curativo, de vacina, de procedimentos de enfermagem e de inalação, farmácia e pós-consulta, recepção e sala de arquivo, banheiro público (inclusive para pessoas com mobilidade reduzida).

 

A obra também reconstruiu todo o telhado da unidade, a instalação elétrica e hidrosanitária, além da troca do piso, azulejos, louças sanitárias, metais e pintura geral (interna e externa).

 

A UBS Eloy Chaves tem mais de 25 mil prontuários cadastrados e 14 mil ativos. Em 2013, a unidade realizou mais de 10 mil atendimentos.

 

Reestruturação
A reestruturação na rede municipal de saúde iniciada em 2013 já realizou a reabertura da UBS Pitangueiras, readequou as obras da UBS Anhangabaú e inaugurou a nova sede da UBS São Camilo e também a ampliação da UBS Caxambu, no fim de agosto. Também seguem as obras na UBS Jardim Esplanada, UBS Vila Rami, UBS Jardim Tarumã, UBS Morada das Vinhas e UBS Novo Horizonte. Outras também estão em fase de projeto, como a UBS Jardim do Lago.

 

Na atenção secundária, o PA Central 24 Horas foi aberto ano passado, a Unidade Marechal (que abriga setores como a antiga Farmácia Central) foi entregue em julho e a primeira das quatro unidades do mini-hospital, a UPA Novo Horizonte, abre as portas em 2015.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.