Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/12/2014 - Jundiaí - SP

Prefeito entrega à população 28ª área de lazer e esportes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os moradores do Jardim Copacabana foram presenteados com a nova área de lazer, entregue neste domingo (7) pelo prefeito Pedro Bigardi e pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi. O Bosque José Antônio Ferraz é a 28ª área pública no município recuperada e totalmente revitalizada pela Secretaria de Serviços Públicos, desde 2013.

As obras do bosque, localizado na rua José Tonelli, seguem a determinação do prefeito Pedro Bigardi de proporcionar alternativas de lazer à população e garantir mais segurança aos bairros. “Na nossa administração temos dois grandes objetivos: fazer obras em todos os cantos da cidade e buscar humanização nas nossas ações, pois queremos uma cidade mais humana”, afirmou o prefeito.

O espaço de 8,4 mil metros quadrados, antes abandonado e degradado, recebeu paisagismo, gramado, playground, academia ao ar livre, deck panorâmico, iluminação, banheiros e pista de caminhada com 870 metros. A área foi toda cercada e conta com portaria 24 horas. O Bosque do Jardim Copacabana é um dos locais contemplados com o programa “Parque Seguro” e funcionará das 6h às 20h.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, disse que a intenção da secretaria foi resgatar e recuperar a área que estava abandonada e transformá-la em um espaço de lazer para que os cidadãos utilizem e tomem conta do local. “Esperamos que os moradores assumam o compromisso de manter esses espaços conservados. Isso inibe, inclusive, a presença de pessoas mal intencionadas”, afirma.

O presidente da Sociedade de Moradores da Região Sul, Henrique Pardini, afirmou que esse bosque revitalizado era uma reivindicação antiga dos moradores. “Nasci e morei aqui toda minha vida e nunca pude usar como área de lazer. Lutamos por essa obra desde 2001”.

Homenagem
O bosque recebeu o nome de José Antônio Ferraz, agricultor e um dos primeiros moradores da região. José Antônio casou com Faustina Rodrigues Penteado e teve sete filhos, dentre eles, João Ferraz, 75 anos, diácono. “É um momento muito importante para a história da vida do meu pai e deste bairro. Ele merece essa homenagem, pois lutou para conseguir sustentar os sete filhos e impediu que a exploração imobiliária avançasse sobre a Serra do Japi”.

Para o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, a gestão do prefeito Pedro Bigardi tem a missão de levar lazer e bem-estar para vários bairros e consequentemente estar mais próximos da população. “Com a entrega deste bosque, se cumpre mais uma missão”, destacou.

Já para o presidente da Câmara, o vereador Gerson Sartori, as áreas revitalizadas estão contribuindo, inclusive, para a diminuição de violência. “Locais que antes estavam abandonados e atraentes para pessoas com más intenções hoje são ocupados por crianças, jovens e adultos. As pessoas têm que tomar conta porque tudo isso é delas”.

Outro atrativo para os visitantes é conhecer um pouco mais sobre a flora local. Todas as árvores foram catalogadas e receberam placas com o nome popular e científico, assim como a origem. São mais de 40 espécies nativas.

Aprovação
A nova área de lazer foi aprovada pelos moradores. A dona de casa Nair de Oliveira Souza, 62, mora há 36 anos no bairro e esperava por isso. “Passei por uma cirurgia recentemente e fui aproveitar o espaço para praticar exercício e caminhada”.

Assim também fará Adilson Ferreira Silva, 60. O aposentado se animou ao fazer a atividade física em um lugar seguro e cercado. “Antes andávamos na rua, agora temos uma área de lazer com academia e até parque para as crianças”.

A abertura contou ainda com a apresentação da dupla Mario e Miguel e os moradores e crianças puderam fazer passeio de trenzinho pelo bairro.

Participaram da solenidade os secretários Alan Picolo (Obras), Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), José Carlos Pires (Casa Civil), Denis Crupe (Administração), Vanderlei Victorino (assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias) e Marcelo Lo Mônaco (diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão). Assim como os vereadores Gustavo Martinelli e José Dias.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.