Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

23/2/2015 - Jundiaí - SP

Prefeitura cria plano contra demolição da Casa Rosa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí vai realizar nos próximos dias uma nova reunião com os detentores da propriedade da Casa Rosa, um casarão originário do estilo eclético valorizado depois da Proclamação da República no fim do século 19, presente no conjunto de imóveis da rua Barão de Jundiaí no trecho entre a rua Secundino Veiga e a Esplanada do Monte Castelo.

“O prefeito Pedro Bigardi orientou diretamente esse agendamento logo no início da semana”, afirmou a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento e Meio Ambiente, que prestigiou um ato público realizado por jovens nesta sexta-feira (20), no Centro.

O assunto foi tratado também durante a tarde, em debate promovido pelo projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta no auditório da Biblioteca Pública, no Complexo Argos. A palestrante principal e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio (Compac), Maria Angélica Rodrigues Ribeiro, lembrou que o colegiado decidiu pelo tombamento do imóvel em outubro de 2014 mas uma liminar obtida pelo proprietário na Justiça suspendeu a audiência pública.

De acordo com o especialista Toninho Sarasá, coordenador do projeto Ponte Torta pelo estúdio de mesmo nome, existe um grande desconhecimento sobre as vantagens do tombamento ou da preservação arquitetônica. “Se existir essa alternativa, o proprietário pode fazer a restauração inteira por leis federais como a Rouanet ou estaduais como o Programa de Ação Cultural (Proac). Existem cidades inteiras da Europa que vivem graças ao seu patrimônio cultural e precisamos aplicar essas possibilidades aqui”, afirmou, lembrando ainda do valor agregado que provoca a atração de grandes bancos e empresas por esse tipo de imóvel.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, lembrou que o Compac está desenvolvendo propostas de aprimoramento da legislação municipal para valorizar os imóveis históricos conservados. “Somente a isenção de impostos como o IPTU ainda é pouco”, destacou.

Também estiveram presentes os secretários Mary Fornari Marinho (de Gestão de Pessoas) e Marcelo Lo Mônaco (Escola de Governo).

Localizado na altura do número 160 da rua Barão de Jundiaí, o casarão chamado de Casa Rosa recebeu diversas manifestações de moradores desde o ano passado, em atos presenciais ou nas redes sociais. A nova reunião buscada pela Prefeitura de Jundiaí visa estudar os cenários existentes e as alternativas para um equilíbrio entre o uso particular e o interesse público.

“Na verdade, o núcleo principal da construção deve ocupar pouco mais de 10/% do terreno. É possível conciliar as coisas”, comentou o arquiteto Araken Martinho. E o também arquiteto Pier Paolo Bertuzzi Pizzolato acrescenta, em nome do IAB Jundiaí, que “mesmo com uma solução conciliadora sendo tratada, cabe a nós como entidade defender que seja efetivado um debate mais amplo capaz de trazer luz ao assunto”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.