Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/10/2014 - Jundiaí - SP

Prefeitura detalha ações para o bem-estar animal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma nova sede em andamento, foco em animais abrigados por entidades ou protetores e de pessoas atendidas por programas sociais, e, até mesmo programas inovadores como o “Vamos Juntos ao Parque”, com horários e regras para a prática conjunta de visitas entre animais domésticos e os donos a espaços públicos, esses são alguns dos pontos principais do novo plano de consolidação da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), da Prefeitura de Jundiaí.

“Essa é uma demanda crescente na cidade e as mudanças que estão sendo discutidas com os profissionais da área fazem parte da proposta de governo do prefeito Pedro Bigardi para esse setor”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

O plano foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (9), com a presença da coordenadora Alessandra Benedetti Ferreira e dos médicos veterinários Jonathann França Ribeiro, Cláudia Medina de Oliveira, Edmilson Ferreira Prado e Vânia Nunes.

Uma das principais mudanças é a de protocolos para que o atendimento atualmente feito ao público ganhe um cadastro voltado para entidades, protetores e moradores vinculados a programas sociais para direcionar melhor os recursos.

Em 2014, o balanço de janeiro a agosto mostra 1.435 atendimentos de cães e gatos nos mutirões promovidos nos bairros e 1.775 atendimentos da equipe pelo telefone 156, além de 318 exames e 36 atendimentos de especialidades com parcerias. Mas o setor já tem 121 cães e 96 gatos abrigados (um total de 217) contra apenas 39 adoções obtidas no ano.

Posse responsável
De acordo com a secretária Daniela, as intervenções na Coordenadoria de Bem-Estar Animal começaram neste ano, quando houve a transferência da Secretaria de Saúde para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.Foi feito reforço de médicos veterinários concursados para a equipe, além das melhorias da sede, que começam ainda este ano.

“O abandono de animais é um crime. Um de nossos desafios é o trabalho com educação (escolar e comunitária) sobre a guarda responsável de animais para toda a comunidade”, afirma.

Os novos projetos para o setor envolvem o cadastramento de animais e proprietários (inclusive com microchipagem), a convivência responsável com os demais moradores da cidade (como no uso de focinheira, guia e saquinhos de dejetos) e também o levantamento epidemiológico desses animais domésticos (por perfil social e bairros).

A equipe da coordenadoria discute com outros setores do governo as definições legais dos serviços da Cobema, apontados como de baixa complexidade, e os critérios e mecanismos de agendamento a serem estabelecidos pela nova legislação. “A demanda vem crescendo demais neste ano”, explica a médica veterinária Alessandra Benedetti Ferreira.

O detalhamento das propostas está agora em andamento com os demais setores envolvidos, especialmente o programa de uso compartilhado de parques e o cadastramento de segmentos prioritários de atendimento.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.