Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

13/8/2014 - Jundiaí - SP

Prefeitura inicia processo rumo ao transporte adaptado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí anunciou mais uma ação para garantir o direito das pessoas com deficiência ao transporte público, especialmente os cadeirantes. Foi aberto na semana passada o pregão eletrônico para a locação de 10 vans adaptadas que farão o Serviço Especial de Transporte Adaptado, o Seta, desenvolvido pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pela Secretaria Municipal de Transportes.

A locação dos veículos adaptados com motorista e monitor será de responsabilidade da Secretaria de Transportes, que também fará o gerenciamento do programa – agendamentos solicitados pelos cidadãos. Esse serviço será feito por uma empresa contratada também por meio de licitação. Em princípio, o transporte será destinado a cadeirantes no atendimento à saúde.

Cada van terá capacidade para até 3 cadeirantes e 5 passageiros e deverá ser adaptada com elevador e trava de segurança, conforme exige a legislação.

“Desde que assumi a coordenadoria já sabia da precariedade que era o transporte para a pessoa com deficiência e o meu primeiro ofício foi solicitando a mudança desse serviço”, explica o coordenador Reinaldo Fernandes. Ele conta que visitou os projetos que já funcionam em São Paulo e Campinas para começar a desenvolver o de Jundiaí com a participação das secretarias de Transportes, Saúde, Administração e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

A ideia para o futuro, segundo Reinaldo, é ampliar o projeto para atender também outras áreas, como educação, trabalho e futuramente a cultura e lazer das pessoas com deficiência. “Mas sabemos que o processo é gradativo, pois estamos partindo do zero, já que não existia um transporte correto para esse público.”

O coordenador explica que o projeto prevê uma central de agendamento. Além disso, os motoristas e monitores terão treinamento para prestar o serviço.

Conforme o edital, o pregão ficará aberto até o dia 22 de agosto. Depois disso, haverá o prazo para apresentação da documentação. Assim que for anunciada, a empresa vencedora terá um prazo para adequar os veículos. A Secretaria de Transportes também fará o treinamento dos motoristas e monitores. A previsão, se não houver recursos na fase licitatória, é de que até o fim do ano o serviço esteja funcionando efetivamente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.