Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/9/2016 - Jundiaí - SP

Primavera Orgânica’ está marcada para a manhã deste domingo (25)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os agricultores que levam seus produtos agroecológicos aos domingos na praça Monsenhor Arthur Ricci, na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre (uma das duas feiras orgânicas semanais), recebem neste domingo (25) um evento especial das 7h às 12h

É a abertura da Primavera Orgânica, para valorizar esses produtores locais e promover um reforço na feira com moradores, ambientalistas, ciclistas, artesãos e outros.

A iniciativa é do grupo denominado Jundiaí Orgânicos, formado por agricultores e consumidores em um formato de organização de controle social (OCS), reconhecida pelo Ministério da Agricultura e aberta à participação de pessoas interessadas, mesmo como consumidores.

De acordo com os organizadores, a Primavera Orgânica chama a atenção para a possibilidade não apenas de cuidar da saúde humana e da natureza, com a busca da alimentação saudável, como também de preservar diretamente o ambiente local com o contato direto com agricultores agroecológicos da própria cidade, fortalecendo a economia sustentável.

Como apoio para a iniciativa, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que prestaapoio técnico para a organização criada em 2014, convidou para adesões voluntárias ao evento a criatividade de artistas do programa autoral Jundiaí Feito à Mão.

O local da feira, também conhecido por alguns como praça Enio Lotierzo, fica ao lado da ciclofaixa dominical da avenida Luiz Latorre. A união dos produtores em torno da Jundiaí Orgânicos sinaliza que os produtos (in natura ou em forma de geleias e outros) são de origem controlada e cuidadosa. E os participantes até visitam os sítios uns dos outros e acumulam dicas sobre receitas e até sobre plantas alimentícias pouco conhecidas.

“Não precisa trocar toda a sua dieta, mas experimentar novos tipos de verduras, frutas ou temperos é parte desse ingrediente humano e ambiental da agroecologia”, diz a divulgação.

Contatos de apoio da OCS Jundiaí Orgânicos podem ser feitos com ostécnicos Sérgio e Felipe (spompermaier@jundiai.sp.gov.br oufmagro@jundiai.sp.gov.br) ou pelo telefone 4589-8581. É possível até mesmo participar de alguma das visitas aos sítios de plantação orgânica.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução/ Cláudia Menegatti e Grace Santos



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.