Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

12/5/2016 - Jundiaí - SP

Programa Saúde na Escola leva profissionais da Educação ao Vale Verde




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Quase 200 profissionais de escolas municipais da região Norte visitaram, nesta quarta-feira (11), o Vale Verde. No local são plantadas verduras e legumes, sem a utilização de agrotóxicos, para serem distribuídos pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Secretaria de Educação nas Emebs. A atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde.

Desde 2014, o PSE atende cerca de 2,5 mil alunos de zero a dez anos das Emebs Patrícia Pires, Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes. Além de ações de saúde bucal e oftalmologia, ocorre aatualização vacinal e avaliação antropométrica. Neste ano, o foco é alimentação saudável. O objetivo édiminuir o índice de obesidade dos estudantes. Pesquisa recente apontou que 40% dos alunos estão acima do peso.

“Estamos iniciando uma nova fase, tendo a horta como ferramenta de trabalho para o estímulo a alimentação saudável e para o desenvolvimento de um trabalho com sustentabilidade. Não vamos somente plantar alface. A ideia éplantar o pé e ampliar o trabalho pedagógico para estimular a criança a observar, a acompanhar os fenômenos naturais e o ciclo da vida, a cuidar do ambiente, e a se preocupar com a impermeabilidade do solo, com a manutenção da água e com a cobertura vegetal. Para isso, trouxemos professores, gestores, agentes de desenvolvimento infantil para essa formação no Vale Verde, onde todos podem ver que é possível o cultivo orgânico”, informa a gestora do Núcleo de Educação Socioambiental, supervisora Claudete Formis.

Durante a visita, o grupo conheceu o cultivo de diversos hortifrutigranjeiros e recebeu orientações do engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, responsável pelo espaço.

Próximo passos 
Até o final do ano, outras ações estão previstas. A próxima é a implementação das hortas nas escolas. “Depois vamos fazer outras visitas e iniciar também o trabalho com plantas fitoterápicas”, acrescenta Claudete.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.