Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

22/8/2014 - Jundiaí - SP

Sarau é novo instrumento na saúde mental




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os frequentadores e amigos do Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD) tiveram nesta quinta-feira (21) uma atividade diferente com a realização de um sarau. A iniciativa contou também com a estreia de um grupo de dança na entidade, que faz parte da estrutura de saúde mental da Secretaria de Saúde. O evento foi fruto de parceria com a Secretaria de Cultura.

“Embora lidemos com a questão da dependência em álcool e drogas como uma doença, o método é de trabalhar com uma terapêutica integrativa, como recomenda o Ministério da Saúde. As oficinas fazem parte desse trabalho de recuperação de cada pessoa vista como singular”, explica a coordenadora técnica do centro, Selma Ozan Fabri.

A metodologia do uso de saraus foi levada pelos diretores da Cultura, Eufra Modesto e Eliane Pinto. “É uma convergência, porque a atividade cultural não é apenas entretenimento, mas formadora de autoestima e de talentos. E o método dos saraus pode ser continuado com autonomia”, explicou Eliane, acrescentando que o local deve receber uma das apresentações da peça “Sr. Dodói”, da Cia. Municipal de Teatro.

Entre os participantes estava também o educador social Ilson Silva, do Consultório de Rua, prestando apoio de percussão. Sua equipe, como o próprio CEAD, integra a rede de saúde mental formada ainda pelos centros de atenção psicossocial (Caps Adulto e Infantil), pelo Ambulatório de Saúde Mental e pelas equipes itinerantes Nasf (Núcleo de Apoio de Saúde da Família), que atendem nas unidades de saúde.

O evento contou ainda com a estreia do grupo de samba de roda Tunpé (palavra apontada como de origem afrobrasileira, significando reviver), organizado pela educadora física Tamíris Roque.

Além do setor cultural, o CEAD e outros serviços do setor começam a ampliar parcerias com o setor de esportes e lazer como em aulas promovidas em horários específicos no Bolão.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.