Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

17/4/2015 - Jundiaí - SP

Saúde amplia equipes e ações do Núcleo de Apoio à saúde da família




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Ações em Saúde, está reestruturando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), constituído por equipes multiprofissionais. O objetivo é ampliar as equipes e as ações oferecidas pelos grupos de forma integrada com as unidades de saúde dos bairros.

Uma das novidades é a criação de mais uma equipe na rede. Com isso, serão quatro equipes, uma para cada regional da cidade. Além disso, as equipes vão contar com novos profissionais. A partir de agora, cada núcleo terá nutricionista, psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. As novas equipes começam a atuar em maio.

“O objetivo é desenvolver ações de forma articulada para corresponder ao princípio de integralidade doSistema Único de Saúde (Sus)”, explicou a diretora de Ações em Saúde, Luciana Togni Surjus.

Segundo ela, essa forma de trabalho pretende aumentar a resolutividade dos problemas de saúde mais comuns da população perto do contexto real de vida dessas pessoas. “Dessa forma, tratamos cada pessoa como um ser humano único e integral, superando a forma fragmentada de atendimento dos problemas mais comuns.”

Luciana destaca que estão previstas ações coletivas, de fortalecimento comunitário, do reconhecimento do saber da comunidade na resolução de seus próprios problemas de forma apoiada por profissionais. “Os núcleos vão tratar os problemas mais comuns no campo da reabilitação, da saúde mental, das práticas integrativas e do cuidado à pessoa com deficiência e à pessoa idosa. Também são previstas ações individuais, priorizando casos mais graves com necessidades peculiares.”

Com a reorganização desse serviço, será possível ainda otimizar os recursos disponíveis na saúde. “Essa nova forma de organização também vai possibilitar buscar recursos federais disponíveis por normativas próprias para o financiamento dessas equipes”, complementa Luciana.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.