Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/11/2015 - Jundiaí - SP

Saúde promove mobilização contra aids na terça-feira (1º)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Para encerrar as ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde promove, na terça-feira (1º), a 3ª edição do “Solidariedade em Movimento: Jundiaí na Luta contra a Aids”. O evento é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas, e conta com apoio de outras secretarias e instituições da sociedade civil.

Durante todo o dia, a praça Floriano Peixoto (atrás da Igreja Matriz), no Centro, vai reunir diversas atividades artísticas e culturais, entre elas um cortejo ao som do Maracatu Jundiaí e distribuição de lacinhos vermelhos pelo Centro da cidade.

Além disso, uma equipe do CTA vai distribuir material informativo e preservativos. A praça também vai serenfeitada com balões vermelhos, faixas alusivas ao tema e laços vermelhos gigantes. Está prevista ainda uma grande “ciranda da solidariedade” para encerrar o evento, às 17h.

“Este evento busca reforçar o respeito e a solidariedade às pessoas que convivem com a aids e incentivar novos compromissos para o enfrentamento da doença, em especial no que diz respeito às ações de promoção em saúde”, destaca a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

O evento conta com a colaboração da Casa Colaborativa, Coletivo Confluências, Coletivo Coisarada, Coletivo Cume, Geni – Coletivo Feminista, Abrapa, Ong Aliados, Grupo Vida Ativa, Maracatu Jundiaí, Escola Estadual Conde de Parnaíba e Barão de Jundiaí,Coordenadoria da Juventude, Comissão de Literatura/Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Outra atividade programada é oEncontro Mais que PositHIVo, no dia 11 de dezembro, às 18h. O encontro, promovido pela equipe de psicologia do Ambulatório de Moléstias Infecciosa, é destinado para as pessoas que vivem com o vírus HIV, familiares e funcionários.

Fique Sabendo
O CTA também está promovendo, até 1º de dezembro, a campanha Fique Sabendo. O objetivo é estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente pessoas que têm vida sexual ativa e nunca fizeram o teste, visando o diagnóstico precoce da aids.

Durante esse período, a rede municipal vai estar mobilizada, oferecendo o teste no horário de funcionamento de cada unidade de saúde. Os interessados também podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo), desegunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer o teste.

O Ministério da Saúde estima que no Brasil a cada quatro pessoas vivendo com o vírus da aids uma não sabe. “A campanha anual de testagem é uma estratégia importante noenfrentamento do diagnóstico tardio da doença, que contribui para a morte de oito pessoas por dia no Estado de São Paulo”, explica Maria de Lurdes.

Segundo ela, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e a garantia da qualidade de vida do paciente, além de reduzir a transmissão involuntária. “Em São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência, 41 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidas.”

Vale lembrar que o teste é gratuito e sigiloso. Para outras informações o telefone é (11) 4586-2402.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.