Domingo, 30 de Abril de 2017

20/4/2017 - Jundiaí - SP

Segurança Municipal intensifica o patrulhamento comunitário




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A presença da Guarda Municipal (GM) nos bairros tem sido constante nos últimos meses, por meio do Patrulhamento Comunitário, fazendo valer na prática a importância da filosofia do policiamento orientado à solução de problemas – Posp, a partir da maior proximidade com a comunidade; na mediação de conflitos; e mobilização social. Essa filosofia traz uma característica mais humana ao profissional da GM e não apenas um número de telefone para o registro de chamadas e a estrutura oferecida para atender as mais variadas demandas.

Para isso, o gestor da Unidade de Segurança Municipal, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), realiza um amplo trabalho sistemático, planejado e detalhado.“Os guardas municipais são agentes importantes na esfera da segurança pública, destacando-se a participação e legitimidade de sua atuação, considerando-se o que lhes compete na vigilância permanente dos bens e instalações do município, as integridades física e moral da comunidade. A sensação de segurança deve estar em todos os bairros, para cada comerciante em cada família, dentro de suas respectivas residências”, enfatizou Jacó.

De acordo com ele, a segurança municipal é difundida por meio de ações educativas, preventivas e de defesa da cidadania, um dos maiores objetivos da atual Administração, que hoje defende um novo modelo de atuação. “Por meio do diálogo permanente com a população, busca-se construir um relacionamento de confiança entre a comunidade e a Corporação, centrando esforços no desenvolvimento de ações de prevenção, graças principalmente ao trabalho da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, e o Patrulhamento Comunitário”, ressalta o gestor de Segurança Municipal.

Elenir e Iraci concordam que a sensação de segurança se faz presente com os agentes nas ruas

Reconhecimento
A cada nova ação o Patrulhamento Comunitário conquista mais e mais a aprovação da população jundiaiense. Para Elenir Dias da Cruz, moradora no Jardim Salles, “hoje tudo mudou! Sou mãe de duas crianças e preocupo-me muito com a segurança. Antes víamos alunos brigando na porta da escola, pichação, furtos. Agora, sim, temos Patrulhamento Comunitário com a Guarda Municipal todos os dias nas ruas, é mais segurança. Repito com satisfação e agradeço: hoje tudo mudou!”

Iraci Camilo Gomes já morou na Vila Marlene, tem a filha estudando no bairro Santa Gertrudes e agora reside no Vianelo. “Sinto muita proteção com a presença da GM realizando o Patrulhamento Comunitário. Espero que seja ampliado, inclusive nos finais de semana. Sentir-se mais seguro é sempre muito bom.”

Já a comerciante Sônia Sousa Silva, moradora na Vila Marlene há 24 anos, declara que a presença da Guarda na rotina diária do bairro é muito importante. “Quando temos alguma festa ou evento no bairro a circulação de pessoas estranhas ao nosso convívio é muito grande, e preocupante. Contar com a Guarda Municipal nos traz a sensação de segurança, é sempre bem-vinda.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.