Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

27/10/2014 - Jundiaí - SP

Servidores públicos de Jundiaí comemoram data com homenagem




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Para referir-se ao Dia do Servidor, comemorado dia 28 de outubro, o prefeito Pedro Bigardi usa o slogan criado pelo governo - “Cuidar da cidade é cuidar das pessoas” – para justificar a importância de zelar pelos funcionários públicos na atual administração.

Na segunda-feira (27) foi decretado ponto facultativo e a Prefeitura não funcionará, Mas na terça-feira (28) a comemoração do Dia do Servidor será muito especial, com uma apresentação às 16h, no Paço, dos meninos do Projeto Guri.

São pelo menos 8,5 mil servidores, que representam 77 categorias de profissionais. São professores, médicos, engenheiros, arquitetos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, técnicos de saúde, guardas municipais, porteiros, recepcionistas, telefonistas, motoristas, agentes de trânsito… enfim, uma infinidade de trabalhadores que demonstram, além de tudo, que a Prefeitura está presente no dia a dia da população prestando serviços.

Quando o prefeito Pedro Bigardi diz que é preciso cuidar do servidor para que ele ajude a cuidar da cidade, a missão é cumprida à risca pela Secretaria de Recursos Humanos. As relações com o servidor vão além do cumprimento de direitos. Isso é constatado pela diversidade de programas desenvolvidos ao longo do ano, seja no sentido de promover uma melhor capacitação do pessoal, no acolhimento e tratamento de diferentes faixas etárias, histórias e perfis.

“Como servidor público há mais de 20 anos, passei por diversos setores e sei quanto essa categoria é importante para o sucesso de uma administração”, diz o prefeito. Segundo ele, a comemoração deve ser compartilhada com a cidade. “O servidor público está inserido na história de cada obra, do corte de mato à construção de um viaduto”, diz.

Para a secretária de Recurso Humanos, Mary Fornari Marinho, atender o servidor de forma plena é algo que extrapola a questão salarial. “O servidor precisa saber que pode contar com a gente e isso é demonstrado de diversas maneiras”, diz.

Ela cita a preocupação, inclusive, com aquele que vai se aposentar, que também merece uma atenção especial. O Programa de Pré Aposentadoria cumpre essa função, preparando o servidor para uma nova fase de sua vida, depois de dedicar tantos anos ao trabalho.

Família 
Mary cita também o programa com os dependentes etílicos, que resgata não só a condição para o trabalho mas também a dignidade, auxiliando-o a ser uma pessoa mais forte, mais equilibrada e capaz de enfrentar os percalços da vida. “Eles fazem parte dessa família que é a Prefeitura e não podemos simplesmente virar as costas”, diz.

Na questão salarial, a secretária cita a recomposição iniciada na gestão do prefeito Pedro Bigardi. “No ano passado, Jundiaí foi dentre as milhares de prefeituras do País aquela que deu o maior dissídio salarial, composto pela inflação e aumento real”, lembrou. O cartão-alimentação também teve uma importante evolução, saindo de R$ 300 para R$ 420 em pouco mais de um ano.

As distorções salariais encontradas no início do governo também começaram a ser corrigidas, dando prioridade àquelas categorias que estavam em situação mais vulnerável, como os técnicos de enfermagem, técnicos de higiene dental, técnicos em laboratório, atendentes de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de laboratório, guardas municipais, agentes comunitários de saúde, assistentes de gestão, assistentes fazendários, agentes de trânsito, agentes de fiscalização de posturas municipais e professores municipalizados.

Saúde
Das ações mais recentes, outra conquista que o servidor comemorou foi a implantação do Pronto Atendimento no Paço Municipal, uma reivindicação antiga dos funcionários. “Só no Paço são mais de 1 mil servidores todos os dias e esse PA era uma necessidade”, aponta a secretária.

Outras ações no dia a dia também identificam a preocupação em preparar o servidor para que ele ofereça uma prestação de serviço de qualidade à população. Por exemplo a ginástica laboral, que é uma prática comum em muitos países. “É uma atividade física muito importante para a saúde do servidor”, diz Mary.

Além disso há o “Curtas de Cinema”, que acontece todas as quartas-feiras, no intervalo do almoço. O sucesso do programa é tão grande que ele será estendido aos servidores do Complexo Argos em breve.

A secretária Mary Marinho destaca ainda o espírito solidário do servidor municipal, que tem feito a diferença na participação em inúmeras campanhas realizadas na cidade. Duas, em especial, merecem destaque: a doação de agasalhos na Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade e a doação de sangue para o Banco de Sangue de Jundiaí.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.