Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

15/4/2014 - Jundiaí - SP

Unidades de Saúde criam espaços lúdicos infantis




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Na sala de espera da UBS Anhangabaú, uma menina de seis anos de idade mostra como se distrai com brinquedos enquanto aguarda a consulta na dentista. Em outro ponto da cidade, na UBS Morada das Vinhas, outra menina da mesma idade também brinca enquanto aguarda com um tio a avó fazer uma consulta médica.

“Isso é muito bom porque elas ficam calmas”, comenta o tio Tiago Sodera Fernandes, morador do bairro. No Anhangabaú, a tia Sandra Gobbo reforça a mesma impressão sobre os efeitos desses cantinhos chamados espaços lúdicos.

Esses espaços que estão sendo criados pelas equipes da Secretaria de Saúde são recomendados pelo Programa Primeiríssima Infância, uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) que também envolve as pastas de Assistência Social e de Educação em seu comitê municipal.

De acordo com a coordenadora de pediatria da Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, o princípio defendido é sensibilizar os pais, familiares e cuidadores sobre a importância do brincar para a vida das crianças e, dessa maneira, evitar o “estresse emocional” da ida a uma unidade de saúde.

Para a cirurgiã-dentista Susi Laine Gropelo, da UBS Anhangabaú, a medida realmente diminui o estresse das crianças. “Eu reforcei isso tendo também no consultório coisas como um bicho de pelúcia com escova que ajuda a orientar os cuidados nesse tema”, comenta.

Uma das pediatras da UBS Morada das Vinhas, Fabiana Petter Camillo, concorda com a avaliação. “Ao encontrar um espaço com brinquedos, por menor que seja, a criança reconhece a unidade de saúde como um espaço que também é dela”, afirma.

A implantação está sendo feita aos poucos na rede de saúde, geralmente com doações de brinquedos pela própria comunidade de moradores, funcionários e simpatizantes. É preciso cuidados básicos, como evitar peças muito pequenas ou qualquer tipo de risco. O conceito chega a englobar livros, filmes gravados ou mesinhas com objetos para colorir.

 

Aos poucos
Outras unidades de saúde, como Novo Horizonte, Guanabara, Santa Gertrudes, Agapeama, Rio Acima, Vila Comercial, Corrupira, Hortolândia, Tarumã, São Camilo e muitas outras também estudam a implantação gradativa ou futura desses pequenos espaços. Mas a médica Maria Aparecida observa que os preparativos devem ser feitos com calma.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.