Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

15/4/2014 - Jundiaí - SP

Vacinação contra HPV atinge 83% do público-alvo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com adesão de 83% do público-alvo de meninas entre 11 a 13 anos de idade, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra o vírus HPV em Jundiaí, que terminou na última quinta-feira (10), superou a meta prevista. Apesar do fim da campanha, a rede de saúde segue oferecendo a vacina para esse grupo da comunidade.

Esse percentual significa que mais de 6.400 meninas procuraram a vacina em um universo previsto de 7.719 potenciais recebedoras da imunização. “É importante que a participação continue, porque no ano que vem a faixa etária vai ser reduzida para a faixa de 9 a 11 anos de idade”, explica a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, da Vigilância Epidemiológica.

O percentual da campanha lançada no dia 10 de março passou de 19,42% na primeira semana para 42,8% na segunda semana e depois para 58,35% na terceira, fechando a mobilização da rede de saúde com o índice de 83% no dia 10 de abril. Os dados finais foram divulgados nesta segunda-feira (14).

A vacinação, inédita na rede pública brasileira, voltou-se para as 15 variedades mais perigosas entre as 100 do papilomavírus humano (que tem a sigla HPV) relacionadas com doenças como câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de vagina, câncer de vulva, câncer de ânus, câncer de pênis e câncer de orofaringe.

As mulheres adultas, com idades entre 25 e 64 anos, também podem realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde. A definição da faixa etária da vacinação, de acordo com a enfermeira Maria do Carmo, se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.

Para quem ainda não tomou a vacina, são três doses: a segunda é aplicada seis meses após a primeira e uma terceira dose é marcada para 5 anos depois. Mais informações podem ser obtidas em todas as 37 unidades da rede de saúde nos bairros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.