Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

5/2/2016 - Jundiaí - SP

‘Projeto Férias’ termina com show de inclusão social




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A tarde desta quinta-feira (4), típica de verão brasileiro em Jundiaí, vai ficar eternizada na memória dos alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

O grupo teve a oportunidade de vivenciar uma experiência ímpar nas águas da piscina do Complexo Nicolino de Luca, o Bolão, ao participar de oficinas de vivência de mergulho, caiaque e stand up paddle.

A maratona de esportes radicais fechou a 3ª edição do Projeto Férias, criado pela Secretaria de Esportes e Lazer e que teve início no último dia 19 de janeiro. A iniciativa tinha como principal objetivo cumprir uma das metas do prefeito Pedro Bigardi de atrair a população para espaços públicos durante o recesso escolar.

Durante 17 dias, foram oferecidas às crianças e adolescentes brincadeiras de rua e folclóricas, jogos, atividades náuticas e recreativas. Foram utilizados os centros esportivos de Jundiaí, o parque Ecológico Morada das Vinhas, o Parque da Cidade, além da piscina do Bolão. O projeto reuniu crianças e jovens de toda a cidade.

“Por meio do Projeto Férias procuramos proporcionar atividades em um período importante, quando ascrianças estão fora das escolas e muitas vezes sem opção de esporte e lazer”, ressalta o Secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

“Além disso, é muito importante que a criança tenha esse contato com o esporte e depois venha a praticar qualquer uma das modalidades que a Secretaria oferece”, comenta.

Pela primeira vez atletas do Peama foram inseridos nas atividades do Projeto Férias, que contou ainda com a participação de alunos das entidades Bem-Te-Vi e Instituto Braille, além de jovens de toda a cidade.

“Neste ano tivemos a novidade de atividades específicas com o Peama e nos surpreendeu positivamente, pois tivemos uma grande aceitação. Inclusive em parceria com o Instituto Braille e a Instituição Bem-Te-Vi, que participaram ativamente das atividades. Isso mostra que acertamos nessa decisão”, comemora Lopes.

A diretora do Peama, Denise Neves, também fez elogios ao evento. “Esta iniciativa foi gratificante e de suma importância, porque os alunos puderam conviver e trocar experiências com pessoas sem qualquer deficiência, numa excepcional proposta de inclusão. Acredito que, a cada ano, este envolvimento só tem a crescer. Todos ganham com isso.”

Para Denise, além da prática esportiva, o fundamental foi o intercâmbio que o grupo do Peama teve a oportunidade de vivenciar. “É algo que quebra qualquer barreira em relação ao preconceito. Outro detalhe gratificante é que todos os professores, independentemente da área de atuação, estiveram presentes nas atividades”, acrescenta.

Elaine Lopes Cruz, que há 18 anos participa do programa, não conseguia esconder a alegria de desenvolver atividades diferentes ao dia a dia. Atleta de natação, Elaine teve a chance experimentar a adrenalina do mergulho, de andar de caiaque e stand up.

“O mergulho, por exemplo, é algo que nos dá uma sensação de liberdade sem limites. Foi incrível”, conta. Elaine e os demais participantes foram monitorados por instrutores com credenciamento internacional.

Benedito Delgado, que também faz parte do projeto Peama, é deficiente visual e elogiou o evento. “A troca de experiência é ímpar. Aprendi muito nesses dias todos e não dá para descrever o que isso significa para a gente”, conta.

O Projeto Férias foi encerrado nesta quinta-feira (4) com atividades na piscina do Bolão e no Centro Esportivo Mario Milani (Ivoturucaia), Centro Esportivo Vanderlei Sperandio (Santa Gertrudes); Centro Esportivo Léo P. Lemos Nogueira (Jardim Sarapiranga) e Centro Esportivo Helena Cestari (Vila Comercial). Os jogos e brincadeiras foram nos períodos da manhã e da tarde, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30. A Secretaria de Esportes e Lazer anunciou que 1.678 crianças participaram nos 17 dias do projeto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.