Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística, desde 1986, desenvolve e trabalha com vários temas atuais voltados a estudos e pesquisas na área de alimentação natural, orgânica e terapêutica, como à terapia corporal e energética, essências florais, óleos essenciais, naturoterapia, fitoterapia, holopuntura, psicoterapia, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Técnicas estas consideradas como ARTE, embasada na sabedoria milenar e Junguiana.

Ver todas as colunas

-Vamos substituir o chocolate tradicional e ser feliz?



   O cacaueiro (Theobroma cacao. significa alimento dos deuses) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e sua origem é América do Sul e Brasil. Pode atingir até seis metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). O cacau é a principal matéria-prima do chocolate.

*Classificação Científica: Reino Plantae, Divisão Magnoliophyta, Classe  Magnoliopsida, Ordem Malvales, Família Malvaceae, Subfamília Sterculioideae, Gênero Theobroma, Espécie T. Cacao  

   O cacau - produzido com os grãos torrados, sem adição de leite e soja, sem aditivos de conservantes, corantes e aromatizantes ou açúcares é o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios à saúde e esbanjando antioxidantes que realmente podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes.

   Os Polifenóis, substâncias antioxidantes (flavonóides) presentes no cacau apresentam efeito anti-inflamatório, vasodilatador, além de inibir a agregação plaquetária podendo contribuir no tratamento.

  O cacau carrega consigo inúmeros benefícios terapêuticos como um todo. Este rico e energético fruto possui fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, B, C, D e sais minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Ele ajuda no controle do estresse e mal humor porque esses flavonóides estimulam a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação relaxante e de bem-estar e também eleva os níveis de serotonina, hormônio associado ao prazer, contribuindo para a melhora do humor. Ele pode melhorar as funções cognitivas, devido um efeito sobre a oxigenação cerebral.

   Cacau também faz bem para o colesterol, sistema nervoso e para a memória, auxilia na proteção contra corrimentos e no alívio das dores e sintomas da TPM.

  Seu consumo reforça o sistema imunológico e melhora a agilidade mental, aumenta a capacidade de aprendizado e ajuda a manter o fluxo de energia, o que se mostra muito benéfico durante a infância e no decorrer da vida.

     E, além disso, vale lembrar que, mesmo com todos esses benefícios, o cacau é um alimento de alto valor energético e por isso deve ser consumido com moderação!

     Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate em pó tradicional encontrado normalmente no mercado.

    Indicado para fazer deliciosas receitas funcionais e livres de restrições alimentares como mousses, tortas, cookies, bolos, brownies, chocolate quente, shakes, iogurtes e vitaminas.

     O Cacau em Pó puro pode ser encontrado no Empório Natural Suave Essência, localizado em São Roque na Avenida Antonino Dias Bastos, nº1065 – Centro.  

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 ou e-mail: suave.essencia@yahoo.com.br

Abraços e tenham um final de semana maravilhoso!

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

eliana.vita@hotmail.com

Facebook: Holos Psicoterapia Holística/Suave Essência-Produtos Naturais, Integrais e Orgânicos.












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.