Sábado, 19 de Outubro de 2019

Victor Barboza

Victor Barboza é fundador da GFC - Gestão Financeira Criativa e atua com Educação Financeira e Gestão Financeira de pequenos negócios

Ver todas as colunas

8 dicas para realizar uma viagem para o exterior



Viajar para o exterior é o sonho de muitos brasileiros, por possibilitar conhecer novas culturas, comidas, hábitos e produtos. Porém, é importante ficar atento com particularidades e se preparar bem para que o sonho seja realizado e não acabe trazendo pesadelos financeiros. Confira algumas dicas:

 

1)      Planejamento e Orçamento

Antes de mais nada, a primeira etapa para realizar uma viagem internacional é se planejar. Pesquisar as opções de locais onde deseja-se viajar, a moeda local e quanto está cotada, os preços médios de hospedagem, passagem, alimentação. Conversar com pessoas que já foram para o local, ou procurar fóruns e grupos na internet para avaliar essas informações acaba ajudando a criar a ideia do orçamento necessário para a viagem.

Uma vez encontrado esse valor, é preciso juntar o dinheiro para que a viagem saia bem e não gere dores de cabeça com pagamentos. O Poupômetro e o Sonhômetro são ótimas ferramentas, da metodologia PROFE, que ajudam nessa definição.

 

2)      Compre a passagem pelo melhor preço

 

Comprar passagens aéreas não é algo tão simples, pelo fato da grande variação dos preços. Até 2002, o Governo era o grande encarregado em definir as taxas de preços de bilhetes aéreos. A partir dai, foi criada a chamada liberdade tarifária, na qual a responsabilidade passou a ser das próprias companhias aéreas. A precificação envolve as despesas relativas aos voos e aos deslocamentos das aeronaves (combustível, aeroporto, salários, manutenção, serviço de bordo, impostos) e também de acordo com as demandas do mercado.

Ao contrário da maioria dos demais serviços e produtos, que apresentam variações de preço mensais, a variação dos preços de passagens pode ser até de minuto em minuto, influenciados pelo dia da semana, pela antecedência, dia de embarque e desembarque, época da viagem, horários do voo, escalas e riscos de atraso. Dessa forma, as companhias aéreas possuem sistemas que atuam como se fossem os Home Brokers utilizados para compra e venda de ações na bolsa de valores, com a oscilação dos preços de acordo com a oferta e a demanda.

Em outras palavras, quando existe uma alta procura por uma passagem, a tendência é que seu preço suba enquanto o caso reverso, onde a procura é baixa, apresenta uma tendência de barateamento do preço, para que a empresa não voe sem uma ocupação mínima. Leonardo Marques, fundador do site Melhores Destinos, em entrevista ao Uol, disse que a ocupação mínima para que as empresas aéreas não tenham prejuízo é de 60% da capacidade da aeronave. 

Para encontrar os melhores preços, portanto, é preciso ir analisando o preço da passagem ao longo do tempo. Sites como o Melhores Destinos, Decolar, Viajanet costumam mostrar a comparação de preços entre companhias aéreas e trazer ofertas e descontos nas passagens. Outra forma de conseguir descontos é através do uso de milhas. O site MaxMilhas realiza a intermediação entre pessoas que quere viajar e pessoas que querem vender suas milhas. O 123Milhas também tem funções semelhantes.

 

3)      Não compre a moeda estrangeira de uma só vez

A troca do Real pela moeda estrangeira é uma operação chamada de câmbio. As moedas são ativos financeiros que possuem uma alta volatilidade, por sofrerem diretamente com medidas políticas e econômicas a nível global. 

Por estar relacionada à economia e á política, essas cotações acabam sendo muito imprevisíveis, portanto, para minimizar o risco de comprar tudo a um preço muito alto, é importante ir comprando aos poucos, buscando as melhores taxas de câmbio.

Essas taxas, no caso de compras diretas (de parentes e amigos, por exemplo), acabam não existindo, porém, para compras em casas de câmbio, acabam sendo empregadas. É ai que vale a pena visitar o site Melhor Câmbio. Ele lista as melhores taxas de câmbio cobradas na região pré-determinada.

 

4)      Buscando hospedagem

 

Além da passagem aérea, um outro gasto de peso em viagens pode ficar por conta da hospedagem. Da mesma forma que as pesagens precisam ter seus preços consultados e comparados, o mesmo acontece com hotéis e pousadas. Boa parte deles também apresentam variações de preços constantes por conta da oferta e demanda.

Para pesquisar preços de hospedagens na região em que você ficará, também existem sites que ajudam nesse trabalho: Booking, Trivago, Hotel Urbano. Todos eles, além de pesquisas no Google são importante para consulta do preço e da qualidade dos locais. Com isso, deve-se buscar o melhor custo-benefício.

Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais força, pelo ótimo custo-benefício é o Airbnb. Nele, pessoas oferecem quartos e espaços para hospedagem. Diversos lugares também apresentam Hostels como boas opções de economia na conta, onde os quartos são compartilhados.

5)      Alimentação: busque as melhores opções para o seu bolso

A alimentação é uma necessidade que pode sair barata ou cara. O primeiro passo é verificar no destino, quais são as opções de restaurantes, bares e cafeterias, não só em relação ao tipo de comida oferecida, mas também em relação à qualidade e ao preço. Aplicativos como o Foursquare e o Tripadvisor ajudam muito nessa tarefa. Pesquise também no Google Maps a distância dos locais.

Também é importante verificar se o local onde você ficará hospedado possui alguma refeição inclusa. Muitas vezes o café da manhã já está incluso.

Vários países também têm cultura forte de cupons de desconto. Verifique na internet e com funcionários de hotéis e hostels se existem esses cupons. Aproveite e pegue indicações de restaurantes!

6)      Translados

Um gasto da viagem que não pode ser esquecido é o de deslocamentos dentro da região visitada. É importante desde o começo verificar as opções que existem no local: ônibus, metrô, táxi, aplicativos. Em muitos casos, o aluguel de carro também acaba sendo uma boa opção.

7)      Evite usar o cartão de crédito e cuidado com os impostos

Em viagens internacionais, todo cuidado do mundo deve ser tomado em relação às compras com cartão de crédito. Esse tipo de operação acaba tendo o acréscimo de um imposto na fatura do cartão: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além desse impostos, é preciso tomar cuidado com o esquema de compras em certos países. Ao contrário do que acontece no Brasil, onde o preço dos produtos na prateleira já tem o valor os impostos embutido, países como os EUA não funcionam assim. Será só no caixa que o valor do imposto será acrescido.

8)      Separe o dinheiro

Por fim, tome cuidado com o início da viagem! Nos primeiros dias, quando muita coisa nova aparece, a empolgação ainda está elevada e a sensação de ter bastante dinheiro faz com que muita gente acabe gastando quase tudo nos primeiros dias e passe apertado no restante da viagem. Evitar comprar no primeiro dia pode ser bom, para que seja feita uma avaliação dos preços e busca dos melhores lugares para compra. Muitas vezes acabamos sendo induzidos a comprar naquele momento, imediatamente, porém os produtos ficarão lá e aparecerão outras opções de lojas. Uma boa tática para controlar os gastos da viagem é separar o dinheiro total em valores diários. Por exemplo, se você for viajar por 10 dias e tiver R$ 1.000 para compras, separe R$ 100 para cada dia. Esse dinheiro pode ser colocado em envelopes ou pelo menos tirado do dinheiro do dia-dia.

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.