Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019

Vorneis de Lucia

Vorneis de Lucia é Consultor, Palestrante, Ambientalista, Pesquisador em Agroecologia e Presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada Pro Humanitas.
www.prohumanitas.org.br

Ver todas as colunas

A ARTE DE APRENDER



É comum encontrar entre os empreendedores a visão pessimista de que já não têm mais idade para aprender, ou a de que os colaboradores não são capazes de aprender, pois já tentaram de tudo e nada deu certo.

Pavlov diz que até os cachorros são capazes de aprender. Realizou uma série de experiências e conseguiu provar que os cachorros conseguem, através de estímulos, reagir e mudar os seus comportamentos. Está certo que este tipo de aprendizado é totalmente diferente da forma como o ser humano aprende, pois os seres humanos são dotados de inteligência, vontade e liberdade, enquanto que nos animais a aprendizagem só é possível atrvés do adestramento.

O ser humano só aprende quando ele quer aprender, ninguém é capaz de forçar ou aprender por ele. O ato de aprender é individual e intransferível.

Podemos aprender pela experiência adquirida ao longo dos anos. Esta é uma das formas de se adquirir conhecimento, mas não pode ser a única. Se todas as pessoas seguissem esta única forma de adquirir conhecimento, os médicos teriam de contrair todas as doenças para exercer a sua profissão, um advogado teria que ser processado durante toda a sua vida para saber defender alguém, um empresário teria que passar toda a sua vida administrando uma empresa para saber administração...

Existe um conhecimento acumulado que podemos ter acesso, mas este conhecimento só está disponível para quem quer, para quem o busca. Eu não preciso esperar a minha empresa quebrar para ter este conhecimento. Outros já quebraram antes, e posso aprender com seus erros.

Entre os acadêmicos se diz que: "Aprender é a ocupação mais universal e importante do homem" e que "a capacidade de aprender é o dom inato mais significativo que o homem possui".

 

Vorneis de Lucia

Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.