Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019

Vorneis de Lucia

Vorneis de Lucia é Consultor, Palestrante, Ambientalista, Pesquisador em Agroecologia e Presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada Pro Humanitas.
www.prohumanitas.org.br

Ver todas as colunas

A IMPORTÂNCIA DO SOL NA GERAÇÃO DE ENERGIA



 

Por sua localização e extensão territorial, nosso País recebe energia solar da ordem de 1.013 MWh/anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o consumo anual de eletricidade.

 

Os sistemas solares térmicos utilizam a capacidade da radiação solar de aquecer, diferenciando-se claramente dos sistemas fotovoltaicos, que se baseiam na capacidade de certos materiais para transformar, diretamente, a radiação solar em energia elétrica. As diferenças entre estes dois tipos de sistemas solares se referem à tecnologia, aplicações e desenvolvimento, de modo que não podem ser tratados da mesma forma.

Nos sistemas solares térmicos se utilizam coletores para coletar a energia solar. Há muitos tipos de coletores, mas os mais simples e grandes são os próprios edifícios.

 

 

Concentrador Solar

CONCENTRADOR SOLAR

 

Os sistemas solares ativos são aqueles que usam um equipamento específico para captar a energia solar: os coletores solares térmicos. O fluído aquecido pela energia solar que circula por seu interior pode direta ou indiretamente –por meio de um permutador de calor- transferir sua energia ao destino ou aplicação final.


Quais são as vantagens específicas da energia solar térmica ativa?


O impacto ambiental do ciclo de vida dos sistemas solares ativos é praticamente nulo. O uso de carvão, gás, petróleo ou energia nuclear representa um impacto importante sobre o meio ambiente e, portanto, nos fundos públicos e na sociedade. Trata-se de um impacto que não está refletido no custo específico ao usuário, de maneira que as energias renováveis, de modo geral, e os sistemas solares térmicos ativos, especificamente, competem em desigualdade de condições. A energia solar está disponível quase em qualquer parte do mundo, o que lhe confere um imenso potencial de aproveitamento, principalmente com sistemas solares térmicos que aproveitam a radiação solar global (sistemas para baixa e média temperatura).

A energia solar térmica ativa sempre induz uma redução no consumo de energia primaria, podendo ser combinada com quase qualquer sistema auxiliar de respaldo Os sistemas solares térmicos ativos têm um custo previsível, já que o montante principal do mesmo está associado ao investimento inicial, não dependendo de variações ou flutuações do mercado do custo de combustíveis.

 

Se você quer ver outras fotos e se aprofundar no tema acesse o nosso blog e nosso site:


BLOG: http://meioambienteeagroecologia.blogspot.com.br/2015/01/a-importancia-do-sol-na-geracao-de.html

SITE: www.prohumanitas.org.br

 

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.