"/>

Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

A Melhor Idade e a Qualidade de Vida



Sempre ouço a frase: A terceira idade é a melhor idade!!!

A maioria das pessoas que fazem a afirmativa chegaram à terceira ou melhor idade preparadas para as atividades de vida diária e possuem boa qualidade de vida. Ao conversar com essas pessoas, elas relatam a pratica de alguma atividade física ou de programas específicos para terceira idade há algum tempo, com excelentes resultados para o bem estar.

Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa sente cada vez mais a  necessidade de procurar alguma atividade física, pelos diversos benefícios gerados para a saúde física e mental.

Na medida em que envelhecemos, ocorrem mudanças, que podem gerar comprometimentos no organismo. A musculatura tende a enfraquecer e os movimentos corporais tornam-se mais lentos, podendo causar fortes dores musculares. Há perda significativa nas capacidades motoras, tais como a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e a força. Há redução na massa muscular e óssea, e em consequência um aumento da gordura corporal; até mesmo perda relativa de memória, incapacitando a realização de atividades de vida diária.

A atividade física regular e a fisioterapia geriátrica na terceira idade têm como um elemento indispensável retardar o processo de envelhecimento e diminuir as incapacidades.

Alguns benefícios proporcionados pelos exercícios são: melhora das capacidades funcionais, autonomia e bem-estar físico e psicológico, estimula o metabolismo, aumenta a mobilidade e a amplitude de movimento, combate processos inflamatórios, reduz as dores e doenças, aumenta o percentual de massa muscular e óssea e estimula os aspectos cognitivos como atenção, memória e percepção, com independência para as atividades de vida diária. Além disso, há um melhor convívio social, melhor interação nas atividades recreativas e culturais e envolvimentos em projetos para idosos para um envelhecimento ativo!

A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade e não é necessário apresentar dificuldade locomotora, causada por problemas musculares ou articulares. As técnicas utilizadas compreendem os exercícios ativos, globais e de equilíbrio. Sua aplicação pode se fazer necessária quando percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras.

A fisioterapia pode ser necessária em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem grande importância, não só no tratamento, mas na prevenção.

Convidamos as pessoas acima de 50 anos a realizar uma aula experimental do Programa Especial para 3ªIdade, com objetivos de prevenção da falta de mobilidade e amplitude de movimento e perda de equilíbrio; ganho de massa muscular e óssea e a manutenção da funcionalidade do corpo.

 Texto escrito por Tatiane Cristina Sarti.

 

 

Ângela Schiezari Garcia -  CREF 000690-G /SP   -     CREFITO 162573-F

- Educadora física e fisioterapeuta

- Osteopata, terapeuta self-healing, de leitura biológica e radiestesia genética.

- E-mail: angela.garcya@terra.com.br

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro – subida da Aeronáutica

Fone: (11)4784-6289










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.