Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online."/>

Domingo, 27 de Setembro de 2020

Edson Carlos de Sena

Edson Carlos de Sena - psicanalista, psicopedagogo, pedagogo, pós-graduado em Revisão de Texto, biblioterapeuta, estudante de Letras (graduação) e Autismo (pós-graduação), escritor... bemólogo (seguidor e fundador da Bemologia- uma nova "ciência" e uma nova "religião".
Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online.

Ver todas as colunas

A Psicanálise e seus Estereótipos



Hoje, estamos aqui para esclarecermos, através de conceituações, o que é a Psicanálise e quem é o psicanalista, pois muitas pessoas temem se aproximar da Psicanálise, do tratamento psicanalítico, devido aos estereótipos da Psicanálise que se espalharam por aí. E para fins didáticos, iremos colocar as conceituações de modo a esclarecer os termos Psicanálise e psicanalista.

Vejamos, antes de falarmos sobre os conceitos de Psicanálise e psicanalista, o conceito de estereótipos segundo o site Wikipédia:  

Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém.

Diante da conceitualização do termo estereótipos, vamos falar sobre os conceitos de Psicanálise e psicanalista.

Primeiro ponto da pauta é: o que é a Psicanálise?

Vamos recorrer ao site Wikipédia para termos uma compreensão sucinta e de fácil compreensão sobre a conceituação de Psicanálise:

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, com origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:

  1. um método de investigação do psiquismo e seu funcionamento;
  2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
  3. um método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da livre associação.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Vejamos, agora, o segundo ponto da pauta: quem é o psicanalista?

Segundo o site Significados (www.significados.com.br/) psicanalista é: o profissional que segue a linha teórica da psicanálise, método desenvolvido por Sigmund Freud que trata de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente.

Este profissional tem a função de equilibrar e tornar mais clara a relação do paciente com o seu “eu” interior, seus questionamentos internos e os problemas do mundo.

Essas conceituações puderam nos esclarecer o que é a Psicanálise e quem é o psicanalista. E, assim, podemos compreender mais sobre esse tema amplo que é a Psicanálise.

Visite o site do autor: www.eupsicanalista.com.br










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.