Domingo, 25 de Agosto de 2019

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística, desde 1986, desenvolve e trabalha com vários temas atuais voltados a estudos e pesquisas na área de alimentação natural, orgânica e terapêutica, como à terapia corporal e energética, essências florais, óleos essenciais, naturoterapia, fitoterapia, holopuntura, psicoterapia, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Técnicas estas consideradas como ARTE, embasada na sabedoria milenar e Junguiana.

Ver todas as colunas

ALIMENTO VIVO... ORGÂNICO POR EXCELÊNCIA!



     A agricultura orgânica visa preservar a riqueza do solo e dos vegetais. O controle da qualidade do solo é adquirido a partir de adubos naturais, rotação de culturas, compostagem, controle biológico de pragas e doenças. As ervas daninhas têm função de agir como cobertura do solo e abrigo dos insetos.

    Na produção dos vegetais não se utiliza fertilizantes e agrotóxicos químicos sintéticos, produtos que regulam o crescimento da plantação e sementes geneticamente modificadas. Preserva-se o desenvolvimento sustentável, respeitando o solo, o ar, a água, as sementes e o homem.

      O consumo de produtos orgânicos protege as gerações futuras, a saúde do consumidor e do produtor. Previne a erosão do solo, a qualidade da água e doenças futuras. Promove a biodiversidade e uma melhor qualidade de vida, contribuindo para o equilíbrio da natureza.

      Os alimentos orgânicos advêm da produção agrícola natural, da pecuária isenta da utilização de hormônios e de uma industrialização sem aditivos químicos artificiais que são os corantes e aromatizantes artificiais.

        A cultura dos produtos orgânicos incluem alimentos e fibras de algodão para vestimenta.

    Atualmente, a ciência dedica-se ao estudo e aprimoramento do solo para que seus microorganismos sejam conhecidos e cuidadosamente preservados.

      A higienização, o preparo e o cozimento dos orgânicos são exatamente iguais aos dos outros alimentos. Para diminuir os riscos de contaminação é muito importante lavar as mãos com sabão neutro, detergente ou sabonete bactericida.

      Especialistas do Ministério da Saúde reconhecem que os alimentos orgânicos são mais ricos em micronutrientes, vitaminas e minerais ao compararmos com os alimentos não orgânicos. O consumo de alimentos ricos em nutrientes favorece o equilíbrio nutricional e dá mais saciedade.

      Não é somente a não utilização de agrotóxicos que define se um produto é ou não orgânico. Para ter o certificado que garante o título, produtores devem se enquadrar em mais de 50 normas diferentes de produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte e fiscalização.

      Entre as exigências estão a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas, o manejo correto de resíduos, o emprego de processos que incrementem a fertilidade do solo e a inclusão de práticas sustentáveis. Não é permitido a utilização de sementes transgênicas, adubos químicos, hormônios e antibióticos em animais. O certificado de orgânico passou a ser um selo único em todo o país, o Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg).

     Os brasileiros já estão mais habituados com os alimentos orgânicos e a oferta desses produtos cresce a cada dia. Porém, outra opção vem crescendo entre quem busca uma alimentação mais saudável e sustentável: os alimentos biodinâmicos.

     Os alimentos biodinâmicos também são orgânicos, pois seu cultivo não utiliza adubos químicos ou agrotóxicos. Mas, sua produção leva em conta outros fatores no manejo da terra, que buscam integrar de forma global os elementos da natureza e a auto-sustentação da propriedade, com entrada mínima de recursos e insumos externos.

       A agricultura biodinâmica é muito rica porque estuda e se preocupa com os movimentos da lua e dos outros astros, pois a ação da gravidade da lua pode influenciar no crescimento e produção das plantas, assim como tem efeito sobre as marés que também influenciam. Existe mais uma preocupação com relação aos produtos biodinâmicos que é a prática da rotação de culturas, permitindo que os solos se recuperem mais rapidamente.

   Enquanto os produtos orgânicos apresentam vantagem no fato de não estarem “contaminados” com agrotóxicos, os biodinâmicos tem a mesma qualidade, porém o seu cultivo apresenta uma qualidade nutritiva superior.

    Existem muitos estudos e pesquisas a serem feitas sobre os produtos orgânicos e biodinâmicos, mas só do ser humano ter este cuidado e esta consciência do seu equilíbrio com a natureza e a ausência de produtos químicos já garantem um alimento mais saudável, uma vida em equilíbrio com o todo que nos acompanha a cada instante.

 

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 ou e-mail:suave.essencia@yahoo.com.br

 

Desejo uma semana VIVA e SAUDÁVEL a todos vocês!

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Facebook: Psicoterapia Holística Eliana Vita / Suave Essência-Produtos Naturais, Integrais e Orgânicos

eliana.vita@hotmail.com










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.