Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019

Vorneis de Lucia

Vorneis de Lucia é Consultor, Palestrante, Ambientalista, Pesquisador em Agroecologia e Presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada Pro Humanitas.
www.prohumanitas.org.br

Ver todas as colunas

Autossuficiência



É interessante o comportamento de alguns empreendedores diante dos desafios do cotidiano. Apresentam uma autossuficiência impressionante, trazem para si toda a responsabilidade para as soluções dos problemas.


Atrás desta frágil representação de força, existe na verdade um medo muito grande de não querer aceitar a sua fragilidade e desconhecimento. Quer demonstrar às outras pessoas que não precisa de ajuda, escondendo assim a sua insuficiência.


O autossuficiente acha que não deve pedir conselho ou ajuda a ninguém, que tem a obrigação de resolver tudo sozinho, afinal de contas é sua responsabilidade. O que ele não sabe é que ao apresentar o problema a alguém está refletindo durante esta exposição, pois é obrigado a estruturar o problema para poder falar e neste momento pode surgir a solução. Outro benefício está em aliviar a pressão psicológica quando dividimos o problema com alguém, e desta forma pensamos melhor. E um terceiro benefício é que a pessoa que está ouvindo o problema pode realmente apresentar uma solução, pois poderá ver por outro ângulo.


O empreendedor autossuficiente tem que entender que não existe um “eu” sem um “você”, as relações interpessoais não são um acidente da natureza, e sim uma necessidade do ser humano. O homem não existe pura e simplesmente, ele coexiste, existe com alguém, ou seja, o ser humano é um ser social por natureza.


Vamos encerrar com uma frase de Cowper: “O saber é orgulhoso de haver aprendido tanto. A sabedoria é humilde por não saber mais”.


Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.