Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019

Robson Pirani

Robson Antonio Pirani, sou professor de Educação Física.
Ministro aulas em academia desde 2003, nas áreas de Musculação e Condicionamento Físico, Alongamento, Ginástica, e Hidroginástica. Também como Personal Training.

Ver todas as colunas

Benefícios da Corrida e os Cuidados Necessários para esta Prática.



Benefícios da Corrida e os Cuidados Necessários para esta Prática.

 

        Os benefícios da corrida vão muito além de um corpo bonito. A corrida ajuda a diminuir a taxa de gordura corporal, aumenta a resistência, baixa nossos níveis de colesterol e triglicérides.

        Praticar corrida regularmente ajuda a melhora nossa memória e outras funções cognitivas, pois precisamos ter foco e muita concentração.

        Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluírem na rotina uma corrida de leve intensidade de 20 a 30 minutos em dias alternados, conseguiram reduzir pela metade o tempo que levam para dormir, e ainda aumentaram em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas.

        A corrida também ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico.

        Também é responsável por melhorar o fuxo sanguíneo, o que diminui os riscos de doenças cardíacas.

        Porém devemos tomar alguns cuidados ao praticar a corrida.

        Se não fizermos um trabalho de fortalecimento muscular especifico, há riscos de lesões, fraturas, inflamações e dores.

        A utilização de calçados adequados para a prática também é muito importante.

        Não adianta utilizar o mesmo tênis que você tem há anos e que é tão macio e confortável, se ele estiver velho sem dúvida irá machucar seus pés causando desconforto e o impedindo de continuar a prática. Além de prováveis entorses e lesões tanto nos tendões, ossos ou mesmo na coluna devido à falta de amortecimento adequado do calçado.

        A utilização de aparelhos eletrônicos como IPod´s e MP3 também ficou muito comum para quem pratica corrida e caminhadas, o que requer alguns cuidados.

        Como dissemos no inicio, a corrida é uma prática que exige concentração, e a utilização de aparelhos de MP3 pode trazer um risco muito alto para o praticante, não só pelos problemas auditivos que podem ocasionar, mas por nos tirar um dos 5 sentidos. Existem diversas situações do dia-a-dia que podemos avaliar, por exemplo: Quando escutamos uma buzina, uma sirene de polícia, um latido de cachorro, estes sons nos alertam de uma situação de perigo, colocando o nosso corpo em alerta se estivermos utilizando o fone de ouvido, pode acontecer de nos distrairmos ou até mesmo não ouvirmos estes sinais nos trazendo o risco de acidentes.

        Um projeto de lei proposto pelo senador Carl Kruger, do estado de Nova York, prevê que pedestres tenham que pagar multa no valor de US$ 100 (cerca de R$ 167) caso sejam pegos atravessando as ruas ouvindo músicas com fones de ouvido ou falando ao telefone celular. De acordo com Kruger, a lei é necessária para prevenir os acidentes causados por pessoas presas na “serenidade perceptiva” proporcionada por seus gadgets.

        De acordo com o Highway Safety Association, órgão responsável pela segurança nas estradas norte-americanas, atualmente os atropelamentos correspondem por 12% das mortes nas ruas e estradas do país, número que aumentou em 2010 depois de passar vários anos em queda.

       Portanto antes de praticar qualquer atividade física procure sempre um médico faça todos os exames por ele exigidos e procure um profissional formado em educação física e com inscrição no Conselho Regional de Educação Física o (Cref).

 

Robson Pirani.·.
Prof. Ed. Física
Cref Nº 054068-G/SP

Referências Bibliográficas.

 

http://blog.saolucas.edu.br/cuidado-fones-de-ouvido-causam-danos-auditivos-irreversiveis/

 

http://www.saudedacomunicacao.ufes.br/content/importância-da-audição

 

http://tecnoblog.net/55297/celular-e-mp3-podera-render-multas-a-pedestres-em-ny/












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.