Sábado, 17 de Abril de 2021

Mayk Souza

Mayk Souza é fundador da startup de marketing de conteúdo Coesão e atua há mais de 10 anos no mercado digital e presença online

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Como motivar uma equipe de vendas?



Você que é gerente, diretor ou tem um cargo de gestão em um departamento comercial e tem metas agressivas, certamente sabe o poder que a motivação tem para que o time supere os objetivos. Porém, mesmo sabendo da importância, nem sempre é possível encontrar saídas para motivar uma equipe de vendas.

Se isso acontece com você e se sente incapaz de elevar a ambição do seu time, aqui eu vou explicar alguns caminhos possíveis para ter sucesso neste objetivo.

A primeira tarefa será fazer uma classificação de todos os profissionais envolvidos nas metas, seus históricos profissionais, os resultados deles nos últimos seis meses e descobrir também as suas principais lamentações e desejos. Com base neste estudo você poderá avançar na sua estratégia de motivar o time e adotar medidas para incentivar a captação de clientes.

Para ajudá-lo, apresentarei algumas ideias práticas e simples de serem executadas de como motivar uma equipe de vendas. Boa leitura!

Crie uma competitividade saudável

Um ambiente competitivo pode ser, muitas vezes, visto como algo prejudicial. No entanto, é importante lembrar que a competição pode ser importante para que cada membro da equipe de vendas consiga sair de sua zona de conforto e se mobilizar.

Além disso, o ambiente competitivo pode servir como um parâmetro. Nada como enxergar os feitos de outros para que um funcionário seja capaz de avaliar os seus e buscar formas de evoluir no trabalho de prospecção de vendas.

Portanto, crie metas que sejam reais, mas desafiadoras, e ofereça uma recompensa adequada por elas. Faça tudo isso sem alimentar a rivalidade entre os integrantes do grupo.

Mostre reconhecimento

Um bom líder precisa mostrar que percebe os esforços e as ações positivas do grupo que gerencia. O psicólogo Abraham Maslow, que é referência quando se trata de estudos sobre os efeitos da gratidão e do reconhecimento nas pessoas, já dizia que “o que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”.

Portanto, se você quer ajudar na motivação de sua equipe, elogie, agradeça, demonstre que enxerga o que aquela pessoa faz. Isso a deixará confiante e satisfeita e consequentemente, motivada. Especialmente quando o funcionário for além do esperado e entregar muito mais do que foi pedido.

O reconhecimento pode ser demonstrado das mais variadas formas: desde uma pequena nota de agradecimento até um bônus. Busque a maneira mais proporcional e conveniente.

Divida as decisões

A equipe se sentirá valorizada quando puder fazer parte nos processos de tomada das decisões. Lembre-se que a valorização leva à motivação.

Além disso, a sensação de estar integrado ao negócio e ser ouvido, de fazer parte verdadeiramente de um time, deixa os trabalhadores mais satisfeitos.

É sempre importante escutar as opiniões, sugestões e até mesmo críticas dos funcionários – e levá-las em consideração quando achar que são viáveis.

Treine constantemente

Conhecer bem as suas soluções, os seus potenciais clientes e necessidades do mercado são informações valiosas que as equipes precisam aperfeiçoar de tempos em tempos. Investir para que os funcionários dominem as habilidades de oratória e persuasão também tornam-se práticas valiosas para aumentar a competitividade.

Logo, uma boa tática de como motivar uma equipe de vendas é fazer com que o funcionário esteja treinado e tenha as habilidades necessárias, tornando-o confiante sobre suas capacidades. O cliente reconhecerá estas qualidades, o que aumentará o seu desempenho individual.

Por isso, vale aqui a máxima do “treino duro, jogo fácil”. Não é preciso esperar momentos críticos. Invista em capacitação constante.

Remunere proporcionalmente

Muitas empresas não elaboram um regulamento claro sobre remunerações e não reconhecem talentos individuais, perdendo-os para os concorrentes.

A remuneração é um dos maiores fatores de motivação e isso é inegável.

Com auxílio do departamento de recursos humanos, é possível elaborar um processo mais inteligente de bonificação, muito mais evoluído do que o tradicional comissionamento por vendas.

Crie metas específicas, tais como:

  • Conseguir clientes em determinada área geográfica que está sendo desafiadora;
  • Fechar contrato com contatos difíceis;
  • Bonificação por contratos renovados que levam a fidelização;
  • Aumentar as vendas de certo produto que segue parado em estoque.

Ao cumprir cada um desses objetivos, o funcionário pode ter direito a um determinado benefício dentro daqueles que foram acordados, ajustando as metas de acordo com o trabalho individual.

Bônus: Matinal de vendas

O pensamento positivo provoca a liberação de hormônios neurotransmissores ligados ao bem-estar e ao prazer, e que ajudam na resolução de problemas: a dopamina e a serotonina.

Agora, imagine receber uma carga desses neurotransmissores diariamente, antes da rotina do trabalho. Aqui entra uma ferramenta muito útil: a matinal de vendas.

Incorpore-a à sua rotina. Pela manhã, antes do início da jornada, o gestor deve reunir todos os profissionais do seu time e fornecer gatilhos mentais positivos.

  • Contar uma história inspiradora;
  • Falar sobre novidades que a empresa está preparando;
  • Elogiar a equipe por algum feito;
  • Mostre alguma notícia ou dado do mercado animador.

O grupo se sentirá mais disposto e forte para prosseguir com suas tarefas.

Essas e outras atitudes devem ser tomadas diariamente, como um hábito. A partir de alguns dias, esse espírito positivo tomará conta de todos e você vai ver que o processo de como motivar uma equipe de vendas será bem mais natural e satisfatório.

Veja também: Como ser um bom gerente de vendas?

Gostou das nossas dicas?

Aqui apresentei algumas das estratégias que uso sempre que alguém me pergunta como motivar uma equipe de vendas. Vale lembrar que cada pessoa e cada time agirá de maneira bem específica, o que exige do gestor uma adaptação para que as ideias sejam bem compreendidas.

E você amigo leitor, quais são os seus rituais de motivação?










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