Quinta-Feira, 4 de Março de 2021

Mayk Souza

Mayk Souza é fundador da startup de marketing de conteúdo Coesão e atua há mais de 10 anos no mercado digital e presença online

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Como vender mais na Black Friday 2020?



Importada do calendário norte-americano, inicialmente nas vendas online, a Black Friday já se transformou na maior data do comércio brasileiro. Empresas de serviços, produtos físicos e digitais aproveitam o momento para ampliar as vendas e fechar o ano no azul.

Ano passado, apenas o fim de semana de promoções gerou mais de R$ 3,2 bilhões em negócios. Com a Covid-19 acelerando a digitalização das empresas, a edição deste ano tem tudo para ser a maior da história.

Claro que sua empresa quer ampliar a sua participação neste ano, por isso você vai ver aqui algumas dicas de como vender mais na Black Friday 2020.

De acordo com estudos, os segmentos com mais interesse do público são:

  • Celular/ Smartphone;
  • Eletrodomésticos;
  • Televisores/ Vídeo;
  • Informática/ Tablets;
  • Móveis/ Decoração;
  • Moda/ Vestuário;
  • Eletroportáteis;
  • Viagens;
  • Beleza;
  • Livros/ Papelaria.

Venda mais em 2020 com essas dicas

A Black Friday vai acontecer na sexta-feira, 27 de novembro. Ano passado foram mais de 418 mil novos compradores digitais, com a pandemia, qual será o número deste ano? As expectativas são grandes e os empresários já estão trabalhando há meses para colher bons resultados.

Mesmo faltando pouco menos de um mês, ainda é possível elaborar um plano de ação para ter sucesso e elevar o seu faturamento. Abaixo seguem algumas dicas valiosas para te guiar nesta data especial.

Faça um planejamento detalhado

Como você mede o sucesso das suas ações? Nada de achismos, é hora de trabalhar com números reais. Coloque em uma planilha o seu relatório de vendas de novembro do ano passado e também do último outubro e faça uma projeção realista.

Convide sua equipe para colaborar com as metas e tenha todos alinhados com os objetivos do evento.

Adote também uma política de bonificação para os colaboradores se o desempenho for alcançado. Desta forma todos estarão preocupados com o resultado da ação.

Invista em um carro-chefe

A Black Friday não exige que toda a loja esteja em promoção, mas que um excelente produto esteja por um preço irrecusável. Desta maneira, faça uma breve pesquisa em seu banco de dados e também com os atendentes para saber qual é o item mais procurado pelos clientes.

Converse com o fornecedor para avaliar a possibilidade de emissão de um pedido extra e ainda se ele tem capacidade de aumentar a disponibilidade de tal peça.

Se a oferta for de um serviço, avalie se o sistema tem capacidade de receber um número de pedidos acima do normal. Toda precaução é necessária para garantir o sucesso da sua estratégia e conseguir vender mais na Black Friday 2020.

Avalie os preços da concorrência

Mesmo que você tenha o melhor suporte e o melhor produto, na temporada de caça às ofertas, o consumidor está interessado em preço baixo. Como saber se o seu valor é competitivo?

A primeira coisa a fazer é uma avaliação regional, em sua cidade, com vendedores dos mesmos produtos ou serviços. Registre isso e, se conseguir, tenha também um histórico recente de alterações dos preços.

Tente ainda pesquisar na internet por ofertas do mesmo item na Black Friday de 2019 e veja se a sua proposta é igual, melhor ou pior do que aquelas que encontrar nesta investigação.

Explore seus canais de marketing

Feito o planejamento e definido o item que será o chefe da sua ação de Black Friday 2020, agora é hora de aquecer o interesse do público para criar nele uma expectativa positiva sobre o evento.

Todo o processo de vendas começa pela geração de interesse e se você atuar de forma estratégica, terá muito sucesso e vai conseguir vender mais na Black Friday.

Se a sua loja tem redes sociais, que tal elaborar um quiz e convidar os seguidores a indicar produtos ou serviços que eles gostariam de contratar e qual seria essa oferta imperdível.

O resultado desta participação popular pode provocar um ajuste no plano inicial. Esteja aberto a reconsiderar uma mudança. Afinal, você deve vender aquilo que o público tem interesse e não apenas forçar a saída de coisas que estão no estoque há mais de dois anos.

Inicie também uma tarefa de divulgação das ações, com aviso de quando estarão disponíveis as ofertas: serão válidas apenas na sexta-feira ou por toda a semana?

Terá limite de compras por CPF ou será liberado para quantos itens o consumidor desejar levar?

 

Se acabar o item, é possível faturar com entrega posterior? Se a resposta for positiva, já informe isso aos departamentos de atendimento e vendas.

No caso de loja física, explore também a identidade visual do ambiente e uniforme dos funcionários. Trata-se de um pequeno investimento dentro da sua projeção de resultados.

Invista em publicidade

Sendo a loja de alcance nacional, vale a pena investir em um bom trabalho de remarketing para pegar clientes que já fizeram um pedido antes ou aqueles que passaram pelo carrinho mas não efetivaram o pedido.

Se a loja atende apenas regionalmente, você pode fazer uma ação segmentada divulgando por WhatsApp dos clientes ou via campanha online restrita a região de atendimento.

Cabe ainda fazer algum trabalho offline como outdoor ou exposição em local por onde passa um público estratégico.

Perceba que esses passos acima podem ser adaptados para outros eventos, não apenas para vender mais na Black Friday 2020. É necessário apenas que você tenha controle do planejamento e metas claras e realistas para guiar o crescimento da sua empresa.










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