Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Victor Barboza

Victor Barboza é fundador da GFC - Gestão Financeira Criativa e atua com Educação Financeira e Gestão Financeira de pequenos negócios

Ver todas as colunas

Comportamento dos preços dos Ovos de Páscoa



Diversos produtos possuem comportamentos padrões em algumas épocas do ano. É o que acontece na época de Black Friday. Na Páscoa, também é possível observar um comportamento característico dos preços dos ovos. Antes de mais nada, devemos lembrar que a Páscoa tem produtos, os ovos, que são vendidos exclusivamente para esta data. Não conseguimos, por exemplo, ir no segundo semestre em lojas e comprar os ovos de chocolate. No máximo, é possível comprá-los logo depois do Carnaval até a semana posterior à Páscoa, quando os ovos, supostamente, são liquidados.

Ou seja, os produtores dos ovos e os comércios que os vendem precisam fazer suas campanhas para as vendas nesse período, com o que sobrar, não há muito o que se fazer. E se formos analisar o comportamento dos preços, percebemos como essa relação da oferta e da demanda se aplica. Os ovos, quando lançados, costumam vir com um preço mais alto, principalmente aqueles que são novidades. Até algumas semanas antes do feriado esse preço vai caindo, e, voltam a subir ou se mantem constantes próximos a semana da Páscoa. Passado o feriado, o preço volta a cair para os tradicionais saldões de Páscoa. Veja alguns exemplos (as Páscoa do ano passado e deste ano estão representadas pelas setas azuis):

Outro fator que é importante ser notado: o crescimento dos preços de um ano para outro. Se investíssemos R$ 1,00 para ser corrigido pela inflação, nesse período de 1 ano, o novo valor seria de R$ 1,03, ou seja, um aumento de 3%. Já nos ovos, considerando os exemplos acima, tivemos aumentos de preços em faixas superiores a estes 3% da Inflação. Para três casos analisados, os preços subiram em 27%, 50% e 60%!

Como podemos ver, os preços dos ovos tiveram reajustes bem acima da inflação, ou seja, o tempo de trabalho para compra-los aumentou. Portanto, planejamento e uma boa educação financeira são imprescindíveis para quem deseja presentear com ovos.










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.