Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019

Thais O. Watanabe

Arquiteta, especialista em projetos para ambientes comerciais. Atua na área de projetos, gerenciamento online e consultoria para escritórios de arquitetura e design.

Apaixonada por toda forma de expressão e motivada a acompanhar as novas tendências do mundo das artes.

Ver todas as colunas

Consultoria em Arquitetura?



Imagem: https://mykukun.com/develop-house-plans-architect/

 

O que é:

A consultoria técnica é feita através de troca de informações entre o profissional e o cliente, podendo ser: ajuda na escolha de materiais e acabamentos, esclarecer detalhes técnicos de uma obra ou reforma, sugestões para decorar ambientes, assistência em procedimentos técnicos (AVCB – Bombeiros, prefeitura, Anvisa, etc.), entre outros.

Podem utilizar de ilustrações e desenhos rápidos, facilitando a compreensão e orientação técnica.

 

Porque utilizar este serviço:

         Existem inúmeras vantagens na contratação deste tipo de serviço, entre elas por exemplo:

- O cliente não está disposto a investir R$ 8.000,00 em um projeto, porém pode investir R$250,00/h por uma consultoria (valores ilustrativos), portanto o orçamento cabe no bolso;

- O cliente já tem fez um projeto, porém devido a necessidades internas da empresa, precisa de ajustes;

- Olhar técnico para os problemas vivenciados;

- Amplo conhecimento de mercado na área de atuação;

- Soluções rápidas para pequenas eventualidades e problemas;

- Segurança do cliente ao tomar decisões.

 

Como é:

As consultorias técnicas podem apresentar diversos formatos de interação, e cada uma delas possuem vantagens e desvantagens, e devem ser analisados caso a caso o melhor formato para atender às necessidades.

 

  • Preparação:

O cliente dispõe agrupa material para ser avaliado e discutido, podendo ser: plantas, esboços, fotos, vídeos, documentos, revistas, etc.

 

  • Consultoria Presencial:

         No escritório do profissional: O cliente e o profissional se reúnem no local do profissional, geralmente adequado com amostras, folders, catálogos, computadores e monitores para simulações rápidas. Utilizado normalmente quando é necessário análise de processos e documentos, soluções de dúvidas técnicas, e outras orientações.

         No local a ser analisado pelo profissional: O profissional se desloca para o local onde será analisado e avaliado, lembrar que este tipo de consultoria normalmente possui taxa de deslocamento. Muito utilizado em casos de dúvidas e problemas no andamento de obras já iniciadas; visita junto ao cliente em lojas para auxílio na escolha de revestimentos, acabamentos, mobiliário; ou mesmo para identificação de um layout problemático dentro do estabelecimento.

 

  • Consultoria Virtual | Online:

         Normalmente feitas via Web Conference | Skype, as reuniões de consultoria online acontecem seguindo o mesmo modelo das reuniões presenciais, porém o cliente deve estar preparado para antecipadamente digitalizar e enviar os documentos a serem analisados, desta maneira agilizando o atendimento.

 

Duração:

         A duração das reuniões de consultoria varia de acordo com o que foi combinado entre cliente e profissional e podem ser negociadas por hora, períodos ou pacotes contendo visitas ou serviços adicionais.

 

 

Thais O. Watanabe

Arquiteta – P.M.P.

www.aoliveira.arq.br












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.