Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019

marcia goncalves dos reis

Márcia Reis é professora de Língua portuguesa e Literatura. Escreve poesia para o site Recanto das Letras.

Ver todas as colunas

Diálogo entre literatura e moda



De acordo com o dicionário, moda é um conjunto de opiniões, gosto, uma maneira ou costume, hábito, ou forma de agir, característica de um determinado meio ou de uma determinada época. Mas como a literatura pode dialogar com a moda? É possível conceber uma relação entre o ato de tecer, bordar e costurar com o ato de narrar e contar histórias? E nos poemas, será possível? 

A matéria-prima que compõe a moda e a literatura é a criação e narrativa. Tanto o universo literário quanto as passarelas da moda têm como objetivo contar uma história e impactar o público espectador. Além disso, assim como os escritores, os estilistas e designers de moda também se inspiram em elementos do real (ou do imaginário) para criarem suas coleções. A troca entre literatura e moda é tão intensa que não é raro ver livros que falem sobre o universo fashion, ou tragam a temática como pano de fundo, e escritores e obras literárias servindo de inspiração nas passarelas.

Literatura e moda trabalham com técnicas narrativas, estilos, criação e representação de realidades. Por outro lado, escritores também se baseiam na moda para comporem seus personagens; pode-se citar o figurino de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol; chick-lit, o gênero literário especialmente dirigido às mulheres, no qual se pode inserir o clássico O Diabo Veste Prada, de Lauren Weisberger.

Nos grandes desfiles de moda, temos o estilista Ronaldo Fraga que relaciona à criação de vestimentas com obras literárias.  Nas coleções Todo Mundo e Ninguém, Fraga utilizou o poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade - e A Cobra Ri -  trouxe trajes inspirados no livro "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa.  As coleções refletem a pluralidade do Brasil, com estampas, cores e ícones identificados nas narrativas literárias. 

Para o estilista, a literatura brasileira é muito rica e, por isso, ele não tem dificuldade em falar de outros autores que poderiam ser inspiração em sua área. “Machado de Assis, antes de ‘entregar’ o personagem, descreve-o por inteiro e isso é muito forte nas obras dele. Não posso esquecer do Mário de Andrade, que deixou um legado maravilhoso e com muitas referências para a moda”, diz.

Então, ao folhear uma revista de moda, ou assistir a um desfile, pode-se ver um poema, um conto, ou uma história representada nas passarelas. 

 

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.