Sábado, 21 de Setembro de 2019

Lucas Rodacoski

Lucas Rodacoski é professor universitário, formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2009), com extensão universitária em Jornalismo Gastronômico pelo Senac (2011) e pós-graduado em Gastronomia: História e Cultura, também pelo Senac (2013).

Ver todas as colunas

Do jatobá à berinjela



               Do jatobazeiro, jatobá. Do cacaueiro, cacau. Do jenipapeiro, jenipapo. Do jatobá, farinha. Do cacau, chocolate. Do jenipapo, licor. E tantas outras utilidades: bolos, biscoitos, pães, compotas, sucos, geleias, sorvetes, xaropes e muito mais. O jatobazeiro é nativo da América Latina. O cacau tem origem sul-americana e o jenipapo é oriundo da América Tropical. De maneira mais ou menos ampla todas essas árvores – e seus produtos – crescem nas terras tupiniquins. E há muito tempo. Mas quem já provou o sabor doce do jatobá apesar de seu cheiro forte? Quem já viu uma árvore de jenipapo ou o próprio cacau apesar de comer tanto chocolate? Uma união de fatores – mídia, indústria, globalização, fatores históricos e culturais - rotulou esses alimentos como “exóticos” (veja imagem abaixo) quando, na verdade, não deveriam ser. Assim é também com o cupuaçu, a graviola, a mangaba, o cumaru, o pirarucu, o cajá e inúmeros outros ingredientes/produtos que pouco marcam presença na alimentação dos brasileiros, mas que se originaram no território que hoje ocupamos. No outro extremo temos alimentos tão conhecidos, incorporados ao nosso cotidiano alimentar, que parecem tão familiar, tão nosso. É o caso do morango, do kiwi, da cereja, da melancia, da cebola, da alface e muitos outros. Mas isso não é uma particularidade do brasileiro, bem longe disso. O tomate tão assimilado à culinária italiana e por ela incorporado – aliás, o que seria da culinária italiana sem o tomate? – é nativo dos Andes. A batata, uma das protagonistas do fish and chips britânico, também tem origem andina. O moussaká, prato tradicional da culinária grega, é feito com camadas de berinjelas, produto esse que se originou na Ásia. Temos por hábito determinar que exótico é tudo aquilo que é diferente, mas sejamos justos: exótico é aquilo que vem de fora, para além das nossas fronteiras.

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.