"/>

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

Efeitos da Osteopatia no tratamento de gastrite.




 

Os maus hábitos alimentares, o fumo, a bebida, as situações de estresse do indivíduo e o uso de medicação oral transformam o sistema digestório em uma região anatômica muito vulnerável.

 A gastrite é considerada uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste a parede interna do estômago provocada por diferentes fatores como a bactéria Helicobacter pylori, o uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios.

A dor da gastrite se inicia na região epigástrica, logo abaixo do osso esterno (parte anterior do tórax) e pode vir acompanhada de azia ou queimação se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia piora quando a pessoa se deita depois de uma refeição rica em gorduras.

A perda de apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito. O histórico clínico e endoscopia (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico de gastrite.

            O estômago digere alimentos, secreta hormônios e acrescenta um fluído ácido transformando os micronutrientes em massa viscosa (quimo), devido a ação enzimática e a contração muscular.

O sistema gastrintestinal recebe influências do sistema nervoso autônomo (sistema nervoso parassimpático e simpático). A estimulação parassimpática estimula o peristaltismo (contrações musculares rítmicas e coordenadas para movimentar o alimento pelo trato digestivo), o relaxamento dos esfíncteres e o aumento de secreção das glândulas gastrintestinais; o sistema nervoso simpático inibe o peristaltismo e aumenta o tônus dos esfíncteres. Sendo assim, o estresse é um dos fatores que pode levar a disfunções no sistema.

O suprimento nervoso simpático do estômago se origina nos segmentos das vértebras T6 até T9 da medula espinhal.

As aderências, a ptose abdominal (desequilíbrio e fraqueza muscular na região abdominal, projetando os órgãos para frente), a restrição muscular como espasmos, cicatrizes internas e fixações dentro dos tecidos de suporte das vísceras influenciam negativamente o movimento visceral.

 Há ainda estudos que relacionam os efeitos benéficos da massagem visceral sobre a amplitude lombar, levando em consideração as relações anatômicas e fisiológicas existentes entre a cavidade abdominal, a coluna lombar e a melhora da mobilidade visceral.

Alguns autores sugerem a liberação fascial do estômago para favorecer a sua mobilidade, melhorando o peristaltismo, o tônus da musculatura lisa esofagogástrica, proporcionando a total funcionalidade.

Vários estudos comprovam os efeitos positivos da intervenção fisioterapêutica, por meio de técnicas manuais e osteopáticas no tratamento da gastrite, com alterações funcionais no sistema gastrointestinal, desde a azia até a hérnia de hiato, que favorecem também a melhoria qualidade de vida dos pacientes.

      

 

 

 

Ângela Schiezari Garcia

 

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

Educadora física e fisioterapeuta

Osteopata, terapeuta self-healing

Terapeuta floral e de leitura biológica

 

 Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro

São Roque – SP – CEP: 18130-490

Fone: (11)4784-6289










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.