"/>

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

Envelhecimento saudável.



A ciência ainda não descobriu uma fórmula mágica ou um antídoto para combater o envelhecimento. Porém, adotar um estilo de vida saudável com medidas simples pode fazer toda a diferença e proporcionar a cada pessoa não só saúde como bem estar.

Algumas dicas são tão importantes e tão divulgadas pela mídia que muitos pensam conhecer o suficiente sobre o assunto. A diferença consiste em saber como interpretar as informações, investigando se são obtidas por meio de fontes sérias (e sem fins lucrativos) e em assegurar que a teoria se converta em bons hábitos.

Considero a palavra chave “bom senso”, um excelente marcador para ações pró ativas, pois há muita controvérsia nos resultados das pesquisas e os conflitos se tornam inevitáveis. A pessoa ao sentir insegurança ou medo pode não reagir e ficar estagnada a ponto de não captar os benefícios das possíveis mudanças.

As sugestões mais saudáveis incluem os itens relacionados abaixo e outros temas, que serão abordados ao longo da apresentação de futuros textos, a saber:

- A ingestão de água alcalinizada  indicada para manter o pH do sangue básico e impedir a proliferação de doenças, assim como a ingestão de sucos naturais de frutas (de preferência orgânicos e da estação) e de alimentos ricos em nutrientes, fibras, sais minerais, evitando o excesso de gorduras saturadas (como as frituras em geral).

- A permanência em ambientes limpos, arejados, silenciosos, próximos à natureza, sem os ruídos intensos e desagradáveis, responsáveis pelo alto nível de estresse.

- A prática de respiração adequada, de forma mais lenta e ritmada para levar maior quantidade de oxigênio às células.

- A exposição ao sol mediante protetor solar (em horários mais adequados, como no início da manhã ou no final da tarde) auxilia na reposição da vitamina D, tão importante para a assimilação do cálcio pelo organismo e combatendo a osteoporose, principalmente nas mulheres em menopausa.

- A prática da atividade física orientada e regular, pelo menos 3 vezes por semana, uma hora por sessão, ajuda a evitar e/ou controlar as doenças hipertensivas, colesterol e triglicérides elevados, o diabetes, a depressão e doenças de fundo emocional, também causadas pelo estresse.

- A prática de atividades de lazer e de prazer, desde passeios, viagens, namoro, até as intelectuais, como ler um bom livro ou fazer um curso, auxiliam no aumento da produção de endorfinas, que  estimulam o sistema imunológico e a memória.

- A integração e o bom relacionamento da família, dos amigos, na vida social e espiritual, a doação de algumas horas para um trabalho voluntário são aspectos importantes e complementares do bem viver.

- O planejamento de metas e objetivos movem os sonhos, as esperanças e contribuem para as decisões mais assertivas relacionadas a todas as áreas do ser humano.

Para aqueles que possuem algumas doenças instaladas, além de continuar com o tratamento convencional orientado pelo médico, podem buscar ajuda complementar. Com o tempo e a gravidade de cada caso, algumas pessoas chegam a se libertar da doença e passam a ter uma vida melhor e mais feliz.

Ao longo da história os aspectos positivos do processo do envelhecimento foram incentivados inclusive por um influente político da República Romana, jurista, orador, filósofo e escritor: Marco Túlio Cícero.  Em sua obra “Saber Envelhecer”, considerada uma das mais importantes e influentes na literatura latina e na cultura ocidental, defendia a tese de que a "arte de envelhecer" é encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas têm as suas virtudes e, em “A Amizade”, apresentou um tratado definitivo sobre a fraternidade e as relações sociais.

Portanto, o envelhecimento não é sinônimo de doença e sim um processo natural. Nós podemos e devemos fazer a nossa parte e deixar um bom exemplo para as próximas gerações.

 

Ângela Schiezari Garcia

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

Educadora física e fisioterapeuta

Terapeuta Floral - Joel Aleixo

Osteopata, terapeuta self-healing e de leitura biológica

 

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro

São Roque – SP – CEP: 18130-490

Fone: (11)4784-6289

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.