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Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

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Importância da respiração para a saúde



A respiração é um dos quesitos para a manutenção da vida e, conseqüentemente, para o movimento, e pode ser entendida como a condução de oxigênio a todas as células e tecidos corporais. Se este fluxo ocorre de forma harmoniosa e contínua há um trabalho de eliminação de toxinas, com a circulação adequada e o equilíbrio metabólico. Este é um princípio básico para a promoção da saúde.

O trabalho de nossos pulmões para purificar o sangue e promover boa oxigenação deve ser incentivado através de exercícios respiratórios regulares, em sua capacidade global de expansão. O melhor exercício para total expansão é a respiração diafragmática, ou abdominal, em que a expansão se inicia pelos lóbulos inferiores, passando pela porção média e em seguida os lóbulos superiores.

      

É importante manter uma postura adequada para realizar os exercícios em pé ou deitado: mantenha a coluna ereta, ombros para trás, membros inferiores ligeiramente afastados e as mãos espalmadas sobre a região abdominal. Em seguida, inspire fazendo crescer o abdome, região média, região das costelas e parte superior do tórax até elevar seus ombros. Segure o ar por alguns instantes e expire lentamente, em tempos. As mãos mantidas na região abdominal são bons indicadores deste trajeto e podem auxiliar no trabalho de consciência corporal. 

 

 

Realizar esse exercício de respiração conscientemente algumas vezes ao dia, de preferência antes das refeições, contribui para a melhoria da qualidade da oxigenação do sangue e melhoria da qualidade de vida.

Culturas milenares aplicam exercícios respiratórios aos variados movimentos baseados nos fenômenos da natureza - tai-chi, yoga e algumas artes marciais – como forma de meditação, disciplina, harmonia, energização de chackras e também, de cura.

As praças chinesas permanecem lotadas de adultos, jovens e crianças num ritmo sincrônico de movimentos circulares do tai-chi, a ponto de encantar os turistas de todos os cantos do globo terrestre que por lá passam.

Não seria por acaso que eles unem o culto do corpo sagrado à respiração...

Já no ocidente as práticas são mais enérgicas e dinâmicas, porém não deixam de enfatizar os exercícios respiratórios.

Existe também, um fator muito positivo a nosso favor, representado pela luz solar, controladora de nossas funções orgânicas, responsáveis pelos estímulos circulatórios, ativação de funções hormonais, da atividade cerebral e do crescimento através da absorção de vitamina D na pele, que auxilia na fixação do cálcio nos ossos, prevenindo o raquitismo em crianças e a osteoporose nos idosos.

Algumas pesquisas preconizam que a exposição ao sol deve ser realizada de preferência, diariamente, pela manhã, por pelo menos 30 minutos, associando com atividade física. Assim, a pessoa mantém a pele saudável, restaura sua energia e disposição, com a sensação de bem-estar geral.

Você já experimentou essa sensação maravilhosa? 

 










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