" target="_blank">www.cidadesaudavel.com.br
"/>

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Thaís Navarro

Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.

www.cidadesaudavel.com.br

Ver todas as colunas

Intestino preguiçoso ou alimentação desequilibrada?



É muito comum as pessoas reclamarem de que o intestino não funciona de maneira adequada, que é preguiçoso, mas será mesmo que a alimentação esta equilibrada?

Cada organismo funciona de uma maneira, porem podemos compara-lo a uma máquina, se não tem o óleo ou combustível adequado poderá ficar mais devagar ou “pifar” a qualquer momento.

Nosso corpo é movido por alimento e água, se os dois não estão balanceados adequadamente, todo o organismo desregula.

O normal é que nosso intestino funcione 2 vezes ao dia ou a cada 2 dias no máximo, mais ou menos que isso, indica que algo não está bem, podendo ser da alimentação ou as vezes algum distúrbio no organismo.

As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes, previnem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite, as hemorróidas, e o câncer de cólon.

Devemos ingerir cerca de 25 a 35 g de fibras por dia, menos pode acarretar em prisão de ventre, já o consumo exagerado pode dificultar a absorção de alguns minerais.

Dentre os alimentos ricos em fibras, temos as frutas, vegetais, nozes, legumes,farelos e alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, eles possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças.

Encontramos uma variedade grande de alimentos integrais nos Supermercados e Feiras, como o arroz integral, aveia, açúcar mascavo, massas com trigo integral, pipoca, pão com trigo integral, semente de linhaça e cereais em geral.

Não podemos nos esquecer que para que as fibras tenham um bom funcionamento em nosso organismo, é necessário que exista a ingestão de no mínimo 6 copos de água ao dia, caso contrário as fibras serão responsáveis em formar o bolo fecal, porêm as fezes ficarão ressecadas, não podendo ser eliminadas, causando cólicas, desconforto abdominal e prisão de ventre.

Respeitar o reflexo das fezes também é muito importante para o bom funcionamento do intestino, devemos se possível, ir ao banheiro na hora em que o intestino der o sinal e reservar um horário sem pressa, afinal se ficamos segurando o reflexo das fezes por muito tempo, a mesma poderá endurecer e dificultar a eliminação mais tarde.

É importante procurar a ajuda de um profissional qualificado por verificar qual o motivo do seu intestino estar “preguiçoso”!










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.