Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2019

Thais O. Watanabe

Arquiteta, especialista em projetos para ambientes comerciais. Atua na área de projetos, gerenciamento online e consultoria para escritórios de arquitetura e design.

Apaixonada por toda forma de expressão e motivada a acompanhar as novas tendências do mundo das artes.

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Layout estratégico – Organize sua loja!



O posicionamento e exposição de suas peças são fatores fundamentais para aumentar (ou mesmo reduzir) as vendas e o nível de atratividade. Portanto a definição de como seu negócio será visto pelo consumidor final através de um layout bem organizado, pode ser utilizado como estratégia de marketing.

Dicas para um layout eficiente:

- Posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado neste caso, trata-se de: a sua identidade visual espelhada em sua decoração. Por exemplo: algumas lojas investem em um design mais moderno enquanto outras, em um estilo tradicional. Esta escolha reflete no determinado tipo de cliente que é desejado atrair.

Um exemplo prático: se a loja oferece artigos de informática, o espaço interno deve possibilitar ao consumidor ao entrar no estabelecimento um campo de visão onde é possível observar um produto de cada vez.

O estilo do design pode variar de acordo com o público-alvo que se deseja atingir x nicho de mercado de inserção do PDV, de acordo com a otimização da configuração do espaço e funcionalidade do ambiente.

- Disposição inteligente / tendências na ambientação

Deve-se pensar em diversos fatores ao organizar o layout de seu ambiente:

Comodidade dos clientes e funcionários (lembre-se: funcionário feliz sinônimo de vendas bem sucedidas!).

Administração de estoques.

Apresentação de mercadorias de forma criativa e funcional.

Corredores, passagens e mobiliário, projetados ergonomicamente e não esquecendo especialmente dos portadores de necessidades especiais (PNE).

Acolhimento de clientes: sensação de bem-estar, segurança, descontração ao estar dentro de seu PDV, pois leva além do sucesso de vendas a fidelização dos clientes. Para criar um ambiente amigável: técnicas de iluminação, ajuste de temperatura, sonirização e até cheiros estimulam os sentidos do cliente.

Exposição dos produtos mais importantes e do mix de produtos: Vitrinismo como ferramenta de promoção de vendas, reforçando a imagem da marca e construindo imagem positiva do negócio.

 - Fatores de sucesso

Pequenos truques valorizam seus produtos: jogos de iluminação, cores das paredes e mobiliário adequado, proporcionam deslumbre visual e desejo pelo produto por parte do cliente.

Lembre-se das vendas por impulso: produtos de menor valor expostos próximos ao caixa finalizam a venda com sucesso.

Mesmo o PDV oferecendo uma grande variedade de produtos, a organização na exposição e a limpeza, são pontos cruciais para vendas bem sucedidas.

- Dica importante: Independente do seu tipo de negócio, é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, pesquise, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

 

Thais O. Watanabe












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