Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019

Maurício Seriacopi

* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial.
Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo.
Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial
Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Ver todas as colunas

LIDERANÇA SEM ÉTICA. É POSSÍVEL?



“ÉTICA é um conjunto de valores e princípios que orientam a nossa conduta”.

Nesse artigo há diversas citações do fantástico filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mario Sergio Cortella, que ouvi e aprendi em uma de suas empolgantes palestras.

Como identificar uma empresa séria e justa?

Uma empresa cuja missão, visão e valores estão em total sinergia com os sonhos de seus colaboradores, é uma empresa ética. Porém, a filosofia só é válida quando praticada pelas pessoas envolvidas.

“Há duas coisas centrais para se preservar uma ética de respeito à vida, aos negócios e à nossa capacidade coletiva: Sinceridade e Integridade. Ética sem sinceridade não funciona e integridade é nossa alma.”

Qual a influência de um líder na questão da ética corporativa?

Para que uma organização possa ser “certificada” como ética, é preciso que todos, essencialmente os líderes, atuem com sinceridade e integridade, não promovendo colaboradores por afinidade e sim por competência e merecimento; não manipulando relatórios visando tão somente benefício próprio em detrimento dos prejuízos alheios; não negociando com os detentores do poder para se protegerem e camuflarem suas incompetências.

“A vida não é um vale tudo. De nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma”.

Espalhar a esperança é uma das principais funções de um líder. Outras, tão importantes quanto, é saber tratar a todos por igual, mas cada um em suas particularidades e não confundir controle com poder.

“A ética é o que nos auxilia a decidir as três grandes questões da vida humana: Quero? Devo? Posso? Tem coisa que eu quero mas não devo. Tem coisa que eu devo mas não posso. Tem coisa que eu posso mas não quero”.

O líder precisa ter clara sua responsabilidade. Afinal, “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que deixarmos para o mundo”.

“Receber apoio com humildade e naturalidade, conseguir extrair força de sua fragilidade e sabedoria em compartilhar o sucesso, são requisitos mínimos para um líder”.












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.