Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019

David Pereira de Azevedo

Arquiteto de softwares e estudante de direito, com passagens em grandes empresas de tecnologia, bancos, financeiras, da aviação civil e comercio eletrônico, atuando com automação nas áreas, jurídica e gestão pública.

Ver todas as colunas

Lobby Chinês? Motivos pelos quais não devemos importar tecnologia chinesa.



Lobby Chinês? Motivos pelos quais não devemos importar tecnologia chinesa.

Lobby Chinês? Motivos pelos quais não devemos importar tecnologia chinesa.

Vou mostrar alguns dos motivos pelos quais não devemos importar tecnologia chinesa. Não tenho nada contra os chineses e seu regime, mas vejo uma preponderância do governo chinês em liderar o controle social, não somente na China, mas no resto do mundo, além disto, considero a ida de novos parlamentares com tudo pago pelo PCC-Chinês algo precoce. É lobby de certa forma.

1.º Este ponto de vista é subjetivo, mas não negociaria tecnologia com regimes autoritários e socialistas, já que suas ambições não se limitam apenas ao controle geral de seu território. Promover dependência desse tipo de governo pode levar a uma submissão no futuro, agredindo nossa soberania. Os chineses brincam de capitalistas, mas tem motivos escusos que não conhecemos e isso não é teoria da conspiração.

2.º Controle social. A China busca a moralidade através da censura, e isso envolve o uso de diversos aparatos tecnológicos para punir o cidadão dos seus desvios. À primeira vista a motivação pode parecer justa, mas beira a imoralidade. O governo impõe uma doutrina moral e não incentiva que seja algo “natural”, e isso, tem gerado uma sociedade unicamente preocupada com o cumprimento da lei, e não em ter em si, a sua essência. Considerando somente o aspecto de obtenção de resultados podemos dizer que é “lindo”, porém, o direito de não ser monitorado? E a liberdade de escolha? As pessoas não têm capacidade de decidir o que é certo ou errado? E a liberdade com responsabilidade? De fato a liberdade tem sido cerceada, e ainda assim os chineses acreditam que estão no caminho certo.

Longe de se sentir ameaçado por esse desenvolvimento, o chinês comum parece realmente aceitá- lo. Uma pesquisa da Ipsos de 2017 revelou que 47% da população considera o declínio moral como a maior ameaça do país e surpreendentes 87% acreditam que o país está indo na direção certa. De acordo com a mesma pesquisa, apenas 9% dos brasileiros pensam que seu país está indo na direção certa, e a maioria argumentaria que estamos passando por uma avaliação moral. (É importante notar que uma comparação transnacional dos resultados da pesquisa é complicada pelo monitoramento punitivo de críticas da China.)

 

Muitos chineses vêem o sistema de crédito social do país como uma maneira de lidar com o declínio moral. Fonte: Relações Públicas da Ipsos.

3.º Espionagem. Existem diversos processos criminais por espionagem, tanto na Europa quanto nos USA, onde cidadãos de Beijing coletaram informações dos mais diferentes setores, com o objetivo de fortalecer o seu mercado em tecnologia. Realmente, a China é muito superior ao Brasil no campo da tecnologia. Poderíamos aprender com eles, porém, não se pode aprender com quem rouba tecnologia (porque não?). Além disso, posso falar como profissional da área: muitos dos aparelhos tecnológicos chineses que chegam ao Brasil não têm qualidade. Basta você se perguntar, prefere um “iPhone” ou um “hiPhone”? Você compraria um carro produzido nacional ou um chinês?

O caso mais recente que envolve espionagem é o da diretora Meng Wanzhou, CEO da Huawei, presa no Canadá. Uma lei federal americana proíbe o Exército e o governo de usarem dispositivos da Huawei e da empresa chinesa ZTE por razões de segurança. Então pergunto, porque devemos importar tecnologia chinesa?

4.º Os chineses trabalham com uma mão de obra muito barata: algo em torno de R$ 805 reais, durante 70 horas semanais e com folga aos domingos, em chão de fábrica. Já em cargos de gerência o salário fica em torno de R$ 3.500,00. Existem diversos artigos sobre o trabalho escravo na China.

Em resumo, não sabemos ao certo quais os motivos reais dos chineses. Como parlamentar, não aceitaria o convite do PCC-Chinês para uma visita ainda que diplomática sem ao menos ter sido diplomado. Uma viagem com tudo pago, é lobby, e ainda não começaram o mandato.

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.