Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online."/>

Quarta-Feira, 3 de Junho de 2020

Edson Carlos de Sena

Edson Carlos de Sena - psicanalista, psicopedagogo, pedagogo, pós-graduado em Revisão de Texto, biblioterapeuta, estudante de Letras (graduação) e Autismo (pós-graduação), escritor... bemólogo (seguidor e fundador da Bemologia- uma nova "ciência" e uma nova "religião".
Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online.

Ver todas as colunas

Não há conhecimentos prévios ao nascer humano, pois o homem é uma tábula rasa…



 

Tantos já repetiram esta celebre frase: “Nada conhecemos de forma inata, sem antecedentes, pois ao nascer chegamos a este mundo sem nada saber (claro que em outras palavras).” Mas será verdade?”

Acredito piamente que isso não é uma verdade. A ciência vem comprovando isso a cada dia. O parto de crianças em piscinas vem nos mostrar que temos a habilidade de nadar naturalmente, isso sem que ninguém nos ensinasse. Mas estaria completamente certo Platão sobre a reminiscência? Ou seja, será que não aprendemos nada de novo, mas apenas relembramos?

É complexo dar uma resposta sobre esses questionamentos que de algum modo possa findá-los. Mas muitos podem achar um meio termo, que seria o seguinte: ambas as suposições são verdadeiras, mas aconteceriam em graus diferentes, pois podemos achar que não nascemos totalmente sem conhecimentos, mas temos que aprender a maioria das coisas. Neste pensamento estaríamos fortalecendo a posição de que somos, quando nascemos, em síntese, uma tábula rasa.

Muitos religiosos poderiam acrescentar à discussão a predestinação, um tema bem polêmico, não é verdade? Apesar de não acreditar em predestinação, porém é fato que a genética tem mostrado que, pelo menos organicamente podemos, em parte, sermos conduzidos ao um destino possivelmente já determinado. Vejamos a citação a seguir do site BCC (NEWS / BRASIL, 2013):

 

A atriz Angelina Jolie anunciou ter se submetido a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama.Jolie, de 37 anos, explicou suas razões para a cirurgia em um artigo publicado na edição desta terça-feira do jornal americano The New York Times. Ela disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário.

 

O que pensar de tal atitude? Espero seu comentário.

 

 

REFERÊNCIAS

BCC. Angelina Jolie anuncia ter retirado seios para evitar câncer. 2013. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/05/130514_angelina_jolie_retirada_seios_rw#targetText=A%20atriz%20Angelina%20Jolie%20anunciou,americano%20The%20New%20York%20Times.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.