Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística, desde 1986, desenvolve e trabalha com vários temas atuais voltados a estudos e pesquisas na área de alimentação natural, orgânica e terapêutica, como à terapia corporal e energética, essências florais, óleos essenciais, naturoterapia, fitoterapia, holopuntura, psicoterapia, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Técnicas estas consideradas como ARTE, embasada na sabedoria milenar e Junguiana.

Ver todas as colunas

O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA HUMANA



* Em algum instante em sua vida já se fez essas perguntas?

- Porque eu penso ou porque eu penso tanto?

- O que é que me faz pensar?

- Será que existe algo dentro de mim que me faz pensar?

- O que é realmente o pensamento?

Desde a sua existência o ser humano se faz essas perguntas e devido ao seu desenvolvimento já se sabe que existe algo que não é visível e palpável. Algo extremamente especial que nos distingue de todas as outras espécies, a MENTE, responsável por toda a nossa atividade psíquica, consciente e inconsciente.

(Ler a matéria A EVOLUÇÃO DA MENTE COM AMOR E SABEDORIA – postada em 24/05/2013)

Jean Piaget nascido em Neuchâtel, na Suíça, em 1896, diplomou-se ainda bem jovem aos 21 anos em ciências naturais e abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica. Presidente da Comissão Suíça na UNESCO, Piaget tornou-se membro do Conselho Executivo da instituição.

 - Para ele, há duas formas de aprendizagem:

  A primeira, mais ampla, equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência. Este desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio.

A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específicas.

O processo de aprendizagem envolve a assimilação e a acomodação. Na medida em que participamos ativamente dos acontecimentos, assimilamos mentalmente as informações sobre o ambiente físico e social e transformamos o conhecimento adquirido em formas de agir sobre o meio.

Os conhecimentos assimilados constituíram a bagagem de experiências que nos permite enfrentar as novas situações, assimilar outras experiências, formular novas idéias e conceitos. As novas aprendizagens baseiam-se nas anteriores assim, a inteligência humana desenvolve-se: aprendizagens simples servem de base a outras aprendizagens mais complexas.
Quando transformamos o conhecimento assimilado em uma nova forma de ação, realizamos uma acomodação entre o nosso organismo nos aspectos físico e mental e o ambiente no qual vivemos.

Além de um acompanhamento terapêutico com técnicas e exercícios de respiração, relaxamento e concentração podemos beneficiar o desenvolvimento da nossa inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem com a alimentação natural e funcional.

Um alimento riquíssimo que pode nos auxiliar é a Quinoa (Chenopodium quinoa Willd; Amaranthaceae), mais conhecida como “O GRÃO DE OURO”

Enriquecendo um pouco mais a coluna postada no dia 12/03/2013, com o tema ALGUNS ALIMENTOS FUNCIONAIS DO NOSSO CONTINENTE falaremos um pouquinho mais deste riquíssimo alimento andino chamado Chenopodium Quinoa Wild , mais conhecido como QUINUA.

Cereal sagrado dos Incas e qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, só comparado ao leite materno e considerado como o alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

Originária dos Altiplanos Bolivianos no Sudoeste da Bolívia possui uma imensidão de sal a 3.800 metros acima do nível do mar, surge o Salar de Uyuni. Um deserto de Sais com seus 12.500 Km2, rodeado por vulcões com muitos extintos, aonde o frio no inverno chega a 30 graus negativos. A espessura da camada de sal varia entre 10 centímetros e 100 metros de profundidade.

A Quinua é um pseudo-cereal da família das Quenopodiáceas, domesticada e cultivada há oito mil anos nos Andes e tem diferentes locais de cultivo, no Peru, Bolívia e Equador. Planta exótica chega a medir 2,5 metros de altura. Encontrada nas cores preta, vermelha, roxo, alaranjada, branca, amarela e verde. Possui uma enorme plumagem, enfeitando os campos. A espécie mais estudada até hoje é a Quinua Real, também a mais comercializada. Bastante resistente, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas. A Quinua Real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades.

Também chamada quinua  ou quinoa. O nome quinua é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.

Conhecida como o trigo dos incas, para esta civilização, a Quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso. Os incas as cultivavam e chamavam de Grano Madre ou Grano de Oro. Com o domínio espanhol, acabou sendo substituída por alimentos usados pelos colonizadores.

Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a Quinua, o Amaranto e a Maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o Trigo e a Ceveda.

A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos de nossos antepassados e como podem observar a Quinua representou, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos. 

  Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana e apelidada de mãe dos seres humanos.

Funcionalidades:

Na alimentação é indicada para os que adotam uma dieta vegetariana, além de ser excelente para crianças, atletas, grávidas e lactantes. E especialmente indicado para pessoas que praticam atividade física e é essencialmente útil para crianças e pessoas que desejam emagrecer.

Como não contém glúten, pode ser consumida por aqueles que têm intolerância a essa proteína, servindo como substituto do trigo, soja, milho e o arroz.  A Quinua é encontrada em grãos, em flocos, e na forma de farinha podendo ser adicionada em receitas de pães, macarrão, biscoitos, farinhas, risotos,  sopas, saladas, massa, cookies, granolas, shakes, barras de cereais, bolos, sucos e vitaminas com frutas. Dá ótimos resultados tanto em receitas doces quanto em salgadas.           

Composição: a cada 100 gramas (pode variar devido a diversidade da semente)

- 15 g de proteínas; - 68 g de carboidratos; - 9,5 mg de ferro; - 286 mg de fósforo; -112 mg de cálcio; -5 g de fibras; -335 kcal.

Seu consumo é além de beneficiar no aprendizado e na memória conforme iniciamos esta matéria a Quinua também auxilia nosso corpo nos tratamentos de osteoporose, anemias, colesterol, problemas urinários, doenças do fígado, tuberculose, problemas de circulação, cicatrização, protege o corpo de diversas doenças e normaliza a próstata.

A quinua é um dos alimentos mais completos em quantidades de calorias, proteínas, gorduras, carboidratos. Seus elementos facilita o transporte de oxigênio pelas células do sangue.

E o mais legal é que esses produtos estão pertinho de você, na loja de produtos naturais SUAVE ESSÊNCIA localizada em São Roque e muito mais opções confiram.

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 ou e-mail: suave.essencia@yahoo.com.br

 

Um forte abraço, 

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Facebook: Eliana M B Vita

eliana.vita@hotmail.com

www.facebook.com/pages/Psicoterapia-Holística-Eliana-Vita/132762503588703?ref=hl

www.facebook.com/pages/Suave-Essência-Produtos-Naturais-Integrais-e-Orgânicos/113935198730437

www.guiasaoroque.com.br/guiasr/beleza/anuncio.asp?cod=73&id=58

www.guiasaoroque.com.br/guiasr/saude/anuncio.asp?cod=287&id=3226

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.