Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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O que é a automação de marketing por e-mail? Aprenda com 3 exemplos úteis



A automação de marketing por e-mail é um recurso de ouro para elevar a interação da audiência com a nossa marca. Ao permitir-nos criar campanhas de e-mail autômatas e eficientes, a automação reduz muito o trabalho manual realizado pela nossa equipe e aumenta a relevância de cada e-mail enviado aos subscritores.

Uma vez compreendida e colocada em prática, a automação literalmente introduz a nossa marca online a novos horizontes de marketing. E por isso, temos certeza de que em marketing digital, a automação é essencial para a longevidade e o sucesso na interação com clientes.

Caso você não tenha certeza de como começar ou nem saiba o que significa automação de marketing por e-mail, deixe-nos explicar melhor este paraíso do marketing digital.

O que é a automação de marketing por e-mail?

Quando feito corretamente, o marketing digital envolve tarefas repetitivas que normalmente acabam por consumir muito tempo. Então, para principiantes, a automação de marketing por e-mail significa economizar o recurso mais importante de qualquer equipe de marketing digital.

Em outras palavras, a automação não é apenas um bom recurso, mas sim vital para a estratégia e execução das campanhas de marketing por e-mail na atualidade. Ao liberar o tempo gasto com tarefas repetitivas, a automação permite que nos concentremos em fortalecer a relação com os clientes, enviando-lhes a mensagem certa no momento mais apropriado.

Quais são os benefícios da automação de marketing por email?

Para além de eliminar as tarefas repetitivas e liberar o tempo da equipe de marketing, automatizar o marketing por e-mail permite que os subscritores se sintam mais acomodados pela nossa marca ao receber mensagens personalizadas com base no seu histórico de interação.

Entre outros benefícios, a automação de marketing por e-mail também ajuda-nos a obter informações valiosas sobre as preferências e necessidades da audiência alvo. Por isso, em vez de vê-la como uma nova forma de marketing digital, pense na automação como um supervisor que melhora e agiliza o nosso entendimento da audiência alvo.

Qual é o objetivo da automação de marketing por email?

Em simples termos, o objetivo da automação de marketing é melhorar a eficiência e a produtividade da equipe de marketing. Visto que qualquer tarefa que não exige o envolvimento humano pode ser automatizada, a automação permite que a equipe de marketing se concentre em tarefas que exigem conhecimentos especializados.

Como funciona a automação de marketing por email?

A automação de marketing por e-mail funciona a base de gatilhos e ações. Cada vez que um determinado gatilho é atingido pela audiência, um e-mail específico ou uma série de e-mails é enviada. Normalmente, a duração da série de e-mails automatizada depende do número de ações que a audiência toma.

Para começar a automatizar, simplesmente precisa de um software de automação de marketing para ajudá-lo a configurar e personalizar esses gatilhos ou eventos. Depois, cabe a si ser tão criativo quanto quiser com o tipo de conteúdo automatizado que envia à sua audiência.

Veja 3 exemplos de automação de marketing por e-mail

Uma vez que entenda a automação com maior clareza e sinta-se pronto para começar a automatizar, apresentamos três exemplos com o objetivo de motivá-lo a implementar campanhas automatizadas e lucrativas.

1. O e-mail de boas vindas

Os e-mails de boas-vindas são a primeira chance de causar uma ótima impressão aos novos subscritores. Através da automação de marketing, podemos criar uma experiência incrível para os subscritores com um único e-mail de boas-vindas ou uma série de e-mails que ajudam a integrá-los.

No exemplo acima da Airbnb, fica claro que o objetivo desta automação é dar as boas-vindas ao novo subscritor para o grupo de viajantes e incentivá-lo a interagir ainda mais com a comunidade. Ao enviar o e-mail imediatamente após alguém se registrar, a Airbnb maximiza as aberturas, cliques e reservas, apresentando ao subscritor opções de acomodação atraentes.

2. O e-mail de felicitações

Enviar uma oferta especial aos subscritores no dia do seu aniversário é outra estratégia altamente eficaz para maximizar os lucros e, ao mesmo tempo, aumentar o nível de satisfação dos clientes.

O primeiro passo seria coletar a data de nascimento dos nossos subscritores e adicioná-la à lista de e-mail. A Nike, por exemplo, exige que os novos membros do seu site indiquem a sua data de nascimento. Deste modo, a marca permite-se automatizar um e-mail de felicitação, enviado um desconto especial durante o mês em que um subscritor celebra o seu aniversário.

Os e-mail de felicitações são também uma óptima oportunidade de revelar novos produtos, de modo a incentivar os subscritores a realizar a sua próxima compra.

3. O e-mail de feedback

Enviar e-mails de feedback sobre produtos, serviços ou atualizações é outro excelente exemplo de automação em marketing. Normalmente, estes e-mails são enviados após gatilhos como, ao finalizar a compra, ou começar a assistir uma nova série.

O objetivo dos e-mails de feedback é permitir que os subscritores expressem a sua opinião sobre um determinado produto ou serviço. Como vemos no exemplo acima da Netflix, o subscritor pode dar o seu feedback através de um clique, algo que sem dúvida, aumenta a sua satisfação com o serviço.

Em conclusão

Se deseja economizar os seus recursos, enquanto aumenta a produtividade da sua equipe de marketing digital, e interage melhor com os seus clientes, a automação de marketing por e-mail é a solução que procura.

Quer seja implementada num fluxo de mensagens para cultivar novos subscritores ou para enviar mensagens transacionais e manter os clientes atualizados, a automação torna o marketing por e-mail num canal de comunicação mais eficiente, personalizado e relevante.

Por isso, dedique tempo para dominar os recursos de automação disponíveis, e foque-se em criar experiências realmente atrativas para a sua audiência alvo.










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