Domingo, 25 de Agosto de 2019

Robson Pirani

Robson Antonio Pirani, sou professor de Educação Física.
Ministro aulas em academia desde 2003, nas áreas de Musculação e Condicionamento Físico, Alongamento, Ginástica, e Hidroginástica. Também como Personal Training.

Ver todas as colunas

Obesidade Infantil. De quem é a Culpa?



Obesidade Infantil. De quem é a Culpa?

    Nas décadas de 50 a 90 as brincadeiras das crianças eram jogar bola, brincar de pega, pular amarelinha, esconde esconde, pick bandeira, empinar pipa, correr, andar de bicicleta e demais práticas corporais. A criatividade voava longe e as crianças ficavam horas brincando.

   Atualmente com os perigos de assaltos e seqüestros e mesmo o transito caótico infelizmente nossas crianças não podem mais brincar nas ruas como antigamente.

   Mas este não é o motivo para termos crianças cada vez mais novas, com colesterol elevado, triglicérides alterados, pressão alta, obesas, e com outras doenças que antigamente só se viam em adultos.

   Um estudo da OMS demonstrou que na ultima década a obesidade infantil cresceu entre 10 a 14% nos países da Europa, e ocorre principalmente em 3 faixas etárias que são durante o primeiro ano, depois entre os 5 e os 6 anos de idade e depois durante a adolescência. No Brasil a obesidade infantil também vem crescendo nos últimos anos, e atingem mais notadamente as crianças da faixa sócio econômica mais alta, fato explicado pelo estilo de vida e dos padrões de comportamento, associados aos hábitos alimentares que na maioria das vezes contemplam alimentos industrializados, de grande apelo comercial.

   No Brasil, hoje, a cada dez crianças, três têm obesidade.

   Nós professores de Ed. Física temos um papel muito importante na prevenção desta verdadeira epidemia mundial.

   Quando ensinamos a nossos alunos seja na escola, academia ou centros esportivos, a importância de uma vida ativa e uma alimentação regrada, estamos dando a eles a informação necessária para se protegerem destas doenças, temos também o papel de educar os pais, pois os pais em parte são grandes responsáveis pelo estilo de vida sedentário de seus filhos.

   Quem não se lembra do “velotrol” na certa muitas pessoas que estão lendo o artigo já viram ou até mesmo brincaram com este brinquedo, porem hoje com a tecnologia temos as motinhos elétricas que muitas crianças estão brincando no parque ou mesmo em nossas casas com elas.

   Mas não é só isso, quando vamos ao shopping vemos pais condicionando seus filhos a se comportarem bem para comer um lanche ou um doce de um fast food.

   Temos que nos lembrar que os filhos são os espelhos dos pais, tudo o que os filhos vêem os pais fazerem, eles um dia irão repetir.

   Há muitos anos atrás o habito de fumar e beber era considerado bonito dava status para as pessoas, hoje tanto um quanto o outro perderam este status, mas deixaram marcas em nossa história.

   Uma criança sedentária vira um adolescente sedentário que vai virar um adulto sedentário e esse ciclo se repete constantemente.

   Por isso pais, mães, educadores de todas as áreas e principalmente educadores físicos, governantes, vamos educar nossas crianças a terem vidas saudáveis com uma alimentação mais balanceada com menos gorduras e açucares e a praticar atividade física, isso os deixará mais saudáveis e não necessitarão desde pequenos a ir a médicos e fazerem exames de glicemia, colesterol, e outros tantos.

 

Robson Pirani .·.

Professor de Ed. Física - Personal Trainer

Tel: (11) 9871-9219

www.robsonpirani.xpg.com.brrobsonpirani@hotmail.com

 

 

Referencia

 Santos. A, Carvalho. A, Junior G. R.  “Obesidade infantil e uma proposta de Educação Física preventiva” Unoeste, Presidente Prudente, SP, Brasil, 2007










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.