Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2019

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística, desde 1986, desenvolve e trabalha com vários temas atuais voltados a estudos e pesquisas na área de alimentação natural, orgânica e terapêutica, como à terapia corporal e energética, essências florais, óleos essenciais, naturoterapia, fitoterapia, holopuntura, psicoterapia, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Técnicas estas consideradas como ARTE, embasada na sabedoria milenar e Junguiana.

Ver todas as colunas

OS VALORES DE UMA VERDADE!



   A verdade, desde os tempos remotos, traz-nos o sentido de coerência em que expressamos através das nossas ações, palavras, pensamentos e sentimentos. Ela pode significar o real quando expressada a partir de um sistema de valores ou princípios em questão.

   Para muitos filósofos e mesmo antropologistas, a verdade pode ser um ponto de vista, que expressada com convicção pode se tornar real para quem a expressa e nela acredita.

   A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade. A metafísica interpreta a natureza da verdade. A lógica está voltada para a preservação da verdade.

   Uma realidade concreta se torna mais fácil de ser reconhecida como verdadeira por ser objetiva. Capaz de ser vista, interpretada e analisada por todos de uma maneira geral. Por exemplo, a construção de uma casa.

   Já uma realidade subjetiva, depende dos princípios e maneira de cada indivíduo expressar seus valores, emoções, sentimentos e fragilidades. Podemos ter como exemplo, o sentimento de alegria, felicidade, paz e dor de cada um difere do outro. O que cada um sente como ideal de vida difere do outro. Cada indivíduo é um ser único, traz consigo características físicas, emocionais, mentais e tônicas energéticas individuais, uma vibração ímpar, com tarefas e missões a cumprir, tornando-o diferente do outro.

   A verdade torna-se relativa quando temporária. O que foi verdade no passado deixa de ser verdade no futuro. Assim como a verdade pode ser considerada como verdade para alguns e para outros não, dependendo da perspectiva de análise de cada um. Aqui, cabe a nós lembrarmos que nossa vida material é temporária. Sabemos que o que podemos realizar hoje, será diferente do que poderemos realizar no amanhã.

   Quando a verdade é reconhecida por todos, em todos os lugares e por todos os tempos é considerada absoluta.  Por exemplo, para permanecermos vivos necessitamos do ar para respirar é uma verdade absoluta.

   Os reais valores de uma verdade absoluta transcende a matéria. Nos níveis concretos e racionais reconhecemos facetas de uma verdade maior. Como as facetas de um diamante, no qual a verdade absoluta representa o todo deste diamante. À medida que evoluímos, expandimos nossa mente e consciência, vamos fundindo-nos com cada faceta deste diamante, transformando nossa realidade, representando a faceta de uma verdade maior, compreendendo-a melhor e interagindo com esta verdade que vivenciamos.

   Cada indivíduo vive uma realidade interna que pode corresponder ou não a sua verdade interna. Quando há correspondência interna, tendemos a evoluir com mais equilíbrio e harmonia. Há uma fusão entre a realidade e verdade interna. Em situações de não correspondência interna, entre nossa realidade e verdade, geramos divisões internas que causam muita dor e sofrimento.       Falta-nos coerência no que expressamos através de nossas ações, palavras, pensamentos e sentimentos.

   Uma das características do ser humano é a busca permanente pela verdade. Traz consigo o desejo de comprovar a veracidade dos fatos e de distinguir o verdadeiro do falso que frequentemente, nos coloca dúvidas no que nos foi ensinado. Temos que ter o cuidado de zelar pela nossa verdade interna. Torná-la uma realidade cristalina e pura como o diamante.

    Desejo um final de semana maravilhoso e verdadeiro!

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística

CRT 41314

Atendimentos e informações: Empório Natural Suave Essência – (11) 4719-1048 - Avenida Antonino Dias Bastos (Marginal), nº 1065 – Centro – São Roque/SP

* Atenção: O conteúdo deste texto é de direito reservado. Sua reprodução parcial ou total é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e esta previsto no Artigo 184 do código penal. Lei n 9610/98 sob os Direitos Autorais...Wink












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.