Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Murilo Mendes Maciel

Formação: Doutorado em Teologia Ministerial pela FATECBA e Licenciatura em História pela UNINTER

Ver todas as colunas

Por este simbolo vencerás



Estamos findando os dias do Ano de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Dois Mil e Dezesseis e os valores morais permanecem em queda grotesca na bolsa de valores de nossa cidadania. Ética e moral parecem apenas jargões positivistas de ênfase motivacional.

Surge em minha mente a figura de nossa pátria; a auriverde que tremula no mastro mais alto de Brasília. Nos idos do final do Império brasileiro, com o nosso Imperador D. Pedro II conquistando a união nacional com a vitória da Guerra do Paraguai. Único feito militar verdadeiramente brasileiro; em que um país de dimenções continentais se une em torno de um ideal - destronar um tirano e lutar a favor de sua pátria.

D. Pedro II marca a história de nossa nação com a união brasileira e a destruição do Paraguai. Ainda que mudada de imperial para republicana a nossa bandeira nacional estava certamente presente nas batalhas e tremulou com a vitória de nosso Imperador. 

A frase: "Por este símbolo vencerás".

É atribuida ao imperador romano Constantino, que tendo uma visão da cruz; manda pintar como emblema de seus soldados para conquistarem a vitória na batalha. A águia bicefálica romana que sempre esteve a frente levando as legiões a vitória; agora dá lugar a cruz. Mais tarde viria a anistia aos cristãos e a cristianização de todo o império romano por Constantino.

A figura dos imperadores supracitados - na antiguidade romana ou na recente história brasileira; tomaram do simbolo para conquistar a vitória de seus feitos militares que influenciaram todo um império. 

Hoje símbolos não podem ocupar o lugar  de Deus para aquele que professa o cristianismo; mas, são necessários para chamar o povo ao patriotísmo. A Bandeira e o hino Nacional Brasileiro parece que só são lembrados nas partidas de futebol. 

Ética, moral, e civísmo parece que cairam no mar do esquecimento juntamente com a religião e os bons costumes. O senso de dever, o respeito as autoridades, o temor de Deus; a defesa da constituição cidadã (como a chamava o doutor Ulisses). Ficaram no passado. Pois; a prática cotidiana é oposta a tudo isso. 

A Bíblia Cristã diz que "Toda autoridade foi dada por Deus". Olhemos para a frase de nossa Bandeira Nacional - Ordem e Progresso; e sobre a proteção de Deus; sigamos em frente vitoriosos, construindo nossa gigante nação continental.










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.