Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019

Maurício Seriacopi

* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial.
Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo.
Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial
Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Ver todas as colunas

POR QUE É TÃO DIFÍCIL DESENVOLVER CARREIRA EM EMPRESAS FAMILIARES?



“Aqui não tem jeito de crescer, é uma empresa familiar”. Essa é principal justificativa dada por grande parte das pessoas quando não conseguem colocar em prática, suas ideias ou um plano de trabalho.

 

A má notícia para quem pensa assim é que, segundo John Davis, o mais respeitado conhecedor do tema, mais de 80% das empresas no mundo todo são familiares. Portanto, a chance de conseguir trabalho em uma empresa sem este perfil fica bastante restrita.

 

Mas afinal, o que é verdadeiro e o que é mito nessa afirmação?

 

O problema se origina na formação da empresa, quando raríssimas vezes, os fundadores seguem as recomendações de um bom planejamento equilibrando-o com o entusiasmo e a euforia da realização de um sonho: “o de ter seu próprio negócio”.

 

Para muitos, quanto mais os problemas surgem, maiores as chances de outras pessoas serem responsabilizadas, principalmente por não seguirem as orientações do dono.

 

É neste momento que um profissional preparado – técnica e psicologicamente – aproveita as oportunidades para fazer a diferença e transforma em vantagens sua presença em uma empresa familiar.

 

O caminho para quem deseja desenvolver carreira em uma empresa familiar está na mudança de um comportamento menos passivo para um que exija mais exposição e até mesmo certos confrontos de ideias. Alia-se a isso, a chance de colocar em prática o perfil empreendedor preparando-se para sua formação como empresário, se assim desejar.

 

Confira, a seguir, algumas dicas do especialista sobre como não apenas sobreviver a este cenário, mas tirar proveito e ainda crescer na carreira!

 

1. Assuma uma postura ativa – Mantendo o respeito à hierarquia, coloque suas ideias de maneira clara promovendo debates saudáveis.

 

2. Faça o feedback reverso – Não espere ser chamado para saber como está seu desempenho, crie oportunidades, pergunte sobre sua atuação e como pode contribuir mais.

 

3. Aumente o nível de engajamento – Ofereça participar de atividades e decisões que possam transmitir inovação e confiança.

 

4. Implante uma metodologia – Apresente ideias, organização, planejamento, sugestões criativas e funcionais, sempre que possível para que sua participação seja respeitada e torne-se referência.

 

5. Seja otimista – Mesmo nos momentos mais difíceis em que até os proprietários se mostrarem pessimistas, procure apresentar dados e informações que estimulem a reversão do quadro de desânimo.










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.