Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

Higor Vieira

-Empresário
-Formado em transações imobiliárias
-Docente em Jornalismo
-Escreve semanalmente sobre: Política e Economia nacional e Internacional, para este renomado portal e para o Mais Minas (Belo Horizonte-MG)


Goiânia GO

Ver todas as colunas

Processo Eleitoral no Brasil é Seguro, afirma OEA



(Chefe da missão da OEA, acompanha votação. Foto: José Cruz/Agência Brasil/07-10-2018)

Após acompanhar o pleito eleitoral no Brasil no último domingo(07), a comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que veio ao Brasil com a missão de observar o processo eleitoraldivulgou seu relatório

O documento afirma não haver qualquer indício de fraude nas urnas eletrônicas e elogiou a logística da Justiça Eleitoral, considerando à “enorme complexidade” em relação à extensão territorial e o grande número de eleitores brasileiros.

“A missão reconhece o trabalho e o esforço das autoridades eleitorais brasileiras para enfrentar este enorme desafio, e destaca o profissionalismo e a perícia técnica com os quais organizam o processo eleitoral”, afirma um integrante da OEA.

A missão cita ainda alguns problemas como a presença de filas em mais da metade das seções observadas, devido à grande circulação de eleitores e problemas na identificação biométrica. Além disso, a nota mostra preocupação com a polarização e agressividade exacerbada por parte dos eleitores o que, segundo eles, são as maiores ameaças ao processo eleitoral.

Sobre isso, a missão recomenda aos candidatos que foquem em propostas no segundo turno, ao invés de promoverem ataques pessoais ou tentativas de desqualificar o adversário.

Outra crítica feita, diz respeito aos prazos legais sobre deferimentos ou não de candidaturas. A morosidade, fez com que muitos candidatos fossem para as eleições sem uma resolução definitiva sobre suas candidaturas, o que gerou “incerteza no processo eleitoral”, afirma o documento.

A comissão composta por 41 especialistas e observadores de 18 nacionalidades, vistoriou um total de 390 seções eleitorais, em 12 estados e no DF.

A OEA afirmou que continuará à observação no segundo turno e recomendou que as candidaturas aumentem o número de representantes para fiscalizar o voto.

Por fim, a nota elogia a hospitalidade brasileira.

“A Missão agradece ao Governo do Brasil pelo convite para observar estas eleições e ao Tribunal Superior Eleitoral pela sua abertura e cooperação. Igualmente, destaca a hospitalidade do povo brasileiro”, encerra.

 










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.