Terça-Feira, 5 de Julho de 2022

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

Saiba como identificar as necessidades da sua pele



 

Cada tipo de pele tem necessidades diferentes, e, ao começar a colocar seu skincare em prática, é importante conhecer a sua pele e entender o que ela precisa para ser saudável.

 

Uma rotina de cuidados com a pele muda de uma pessoa para a outra, então quando for criar a sua, é interessante buscar entender melhor o seu tipo de pele.

 

Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas neste artigo para você aprender a identificar seu tipo de pele e os cuidados que ela precisa!

Quais são os tipos de pele que existem?

Quando o assunto é cuidar melhor da sua pele, você precisa primeiro conhecer a qual tipo ela pertence, sendo que existem três tipos de pele: a oleosa, a seca e a mista.

 

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos abaixo uma descrição de cada tipo de pele existente para você saber identificar qual a sua, junto com alguns dos cuidados que elas precisa.

Oleosa

As peles do tipo oleosa são aquelas que possuem uma alta produção de sebo em todo o rosto. Isso pode deixar a pele com uma aparência mais brilhosa e com os poros visíveis.

 

Para cuidar desse tipo de pele, é preciso fazer uma limpeza facial, pelo menos, duas vezes ao dia, além de hidratá-la e protegê-la com produtos livres de óleos ou que tenham uma textura em gel.

Seca

Já a pele do tipo seca é o oposto da pele oleosa. Esse tipo de pele não consegue reter água suficiente para se manter saudável, fazendo com que ela tenha uma aparência mais áspera e esticada.

 

Os cuidados para essa pele envolvem, além da limpeza facial e da proteção, o uso de um hidratante potente que ajude a repor a água que a pele não consegue reter.

Mista

Por fim, a pele mista é uma combinação dos dois tipos anteriores. Muito comum no Brasil, essa pele costuma apresentar uma aparência mais oleosa na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e uma aparência mais seca nas bochechas.

 

Os cuidados para essa pele normalmente incluem a limpeza duas vezes ao dia, a hidratação normal da pele, focando mais nas bochechas, e o uso do protetor solar.

Como cuidar da sua pele?

Independentemente do seu tipo de pele, todas elas precisam de três cuidados especiais: limpeza, hidratação e proteção.

 

O que diferencia o cuidado de cada pele são os tipos de produtos que cada uma utilizará. Dependendo do seu tipo de pele, é necessário utilizar componentes diferentes, que nem sempre são encontrados no mesmo produto.

 

Para ajudar você, separamos abaixo os cuidados que cada tipo de pele precisa ter.

Cuidados com a pele oleosa

O primeiro cuidado da pele oleosa é a limpeza, pois, a partir dela, será possível controlar o sebo produzido. Aqui você pode optar por sabonetes faciais adstringentes, que têm a função de remover o excesso de gordura da superfície da pele.

 

Na etapa da hidratação, é necessário tomar cuidado, porque a maioria dos hidratantes podem deixar a pele ainda mais oleosa. Para evitar isso, opte por hidratantes com textura em gel, que deixam a pele com um efeito mate.

 

Por fim, a proteção dessa pele também deve ser feita com cuidado. Assim como a hidratação, a maioria dos protetores solares possuem componentes que deixam a pele mais oleosa. Para evitar esses produtos, opte por um filtro solar de toque seco.

Cuidados com a pele seca

A etapa de limpeza de uma pele seca deve ser feita com cuidado para não deixá-la mais seca ainda. Produtos que contenham álcool são muito encontrados na seção de cuidados, mas podem prejudicar a pele seca. Aqui o ideal é optar por um sabonete facial com propriedades hidratantes.

 

 

Para a hidratação, etapa mais importante para esse tipo de pele, é interessante utilizar hidratantes potentes para fortalecer a sua barreira cutânea. Você pode optar por produtos ricos em ceramidas, niacinamida ou glicerina.

 

Na etapa de proteção, é interessante usar protetores solares cremosos, pois eles têm propriedades hidratantes que ajudam a evitar que a sua pele fique seca.

Cuidados com a pele mista

A limpeza da pele mista deve ser feita com cuidado e com moderação. Por mais que ela tenha uma zona oleosa, os sabonetes adstringentes nem sempre funcionam para essa pele, e acabam deixando-a mais oleosa.

 

Aqui é interessante utilizar sabonetes neutros ou com ácido salicílico, que ajudam a combater a oleosidade de forma leve.

 

Para a hidratação dessa pele, é necessário optar por hidratantes com textura em gel e caprichar quando for passá-los nas bochechas, para mantê-las bem hidratadas. Para a pele mista, é importante evitar os extremos e sempre tentar usar soluções mais equilibradas.

 

A etapa de proteção de uma pele mista deve ser feita com um filtro solar de toque seco, assim como a pele oleosa.

 

 

 












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.