Domingo, 21 de Julho de 2019

Aline de Lucia

Aline de Lucia, Vice-presidente e voluntária da ONG Instituto Pro Humanitas, é Arquiteta Urbanista, com foco em Sustentabilidade Urbana, e Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental.

Ver todas as colunas

Soluções criativas: o Telhado Verde



Uma resposta bastante criativa ao desequilíbrio ambiental é, sem dúvida, o Telhado Verde! Para aqueles que ainda não foram apresentados à esta tecnologia ecológica, ela consiste em aplicar, sobre a cobertura de uma edificação, um jardim ou horta.

Entre suas diversas utilidades, podemos destacar:

1. redução do efeito estufa causado pela subtração da vegetação na paisagem urbana e diminuição de áreas permeáveis;

2. melhoria do funcionamento térmico no interior da edificação ao qual foi aplicada a cobertura verde, trabalhando como um excelente isolante térmico, e

3. consequente redução do consumo de energia com aquecimento e refrigeração do interior da edificação;

4. melhoria da qualidade do ar em seu entorno, gerando um microclima mais agradável;

5. favorecimento da biodiversidade de flora e fauna urbana;

6. captação e filtragem natural da água da chuva, a qual pode ser reutilizada para usos não potáveis;

7. redução da velocidade de escoamento de água para o sistema de drenagem urbana, reduzindo os riscos de enchente;

8. melhoria da estética do bairro em que está implantada a edificação, bem como aumento da qualidade de vida da comunidade local;

9. bem-estar físico e espiritual dos moradores/usuários da edificação;

10. conscientização ecológica da comunidade do entorno.

Além disso, o Telhado Verde permite o cultivo de uma horta orgânica de tamanho significativo em pleno centro urbano, garantindo alimentação saudável para uma família, uma comunidade ou mesmo para os funcionários de uma empresa! Isso não é revolucionário?

E, entre tantos benefícios de valor incalculável (ou realmente mensurável se começarmos a planilhar os custos desta infraestrutura versus os benefícios atingidos e quanto custaria para atingi-los da maneira convencional), já existem cidades brasileiras sancionando legislações com incentivos financeiros à introdução desta prática sustentável nas edificações de seu município.

Já imaginou economizar energia e água, melhorar sua qualidade de vida e de seus vizinhos e ainda receber uma isenção de impostos por isso? Corra e veja se sua cidade já sancionou essa lei e, caso ainda não tenha sancionado, apresente esta ideia inovadora aos legisladores de seu município para que também adotem incentivos a esta prática que beneficia a todos.

Adote um Telhado Verde! Melhore a qualidade de vida de sua família e de seu bairro reduzindo o consumo de recursos naturais.

 

Arq. Urb. Aline de Lucia

Consultora em Arquitetura Sustentável e Urbanismo Ecológico, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada Pro Humanitas

http://www.prohumanitas.org.br/construcao-eco

https://www.prohumanitas.org.br/telhado-verde










Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.